sexta-feira, 15 de julho de 2011

DOA A QUEM DOER

Ponte Manoel Novais: situação de um dos principais acessos ao centro de Ourolândia
Ponte Manoel Novais sobre o que um dia foi o leito do Rio Vereda
A ponte Manoel Novais fica situada num local onde um dia  serviu como leito do Rio Vereda, liga o centro da cidade de Ourolândia ao importante bairro Alto Bonito (Rua da Umburana) e leva o nome do deputado federal, que, segundo alguns antigos moradores, foi o responsável pela alocação dos recursos para a construção da mesma ainda em meados dos anos 60, época em que Ourolândia era apenas um povoado pertencente ao município de Jacobina.
Além disso, até a construção da Barragem/Avenida que represa o Rio Veredas  quase no centro da cidade, feita pelo saudoso prefeito de Jacobina, Carlito Daltro, era a principal via de acesso ao centro do então povoado de Ouro Branco para quem trafegava oriundo da microrregião oeste, onde se situam: a hoje cidade de Umburanas; diversos povoados e os atuais distritos de Alagadiço e Lagoa do 33, este último o maior do município.
Em dias atuais, apesar de toda esta rica história, a população de Ourolândia que utiliza aquela via parece ter calejado a visão diante de tanto descrédito e já acostumou com a atual situação caótica e perigosa da ponte Manoel Novais, porém presume-se que alguém de fora passando por  alí levaria uma péssima imagem da cidade com o quadro que vai presenciar, principalmente com o transtorno que terá que enfrentar se for necessário dividir o espaço entre um carro e um pedestre.
A primeira impressão que se tem é de que aquele lugar não pertence a nenhuma comuna, diante de tamanho abandono, em que pese os 22 anos de emancipação política administrativa do município já com os cinco prefeitos que sentaram à cadeira do gabinete durante o período (Antonio Araújo, Adinael Freire, Eliud Freire, Petrúcio Matos e Cícero Oliveira).
A ferrugem, o lixo, a erosão e o aspecto de abandono com as proteções laterais despencando, algumas até nem mais existem, sem falar da largura que obedeceu a um projeto já vencido pelo tempo e não mais atende as atuais normas de trânsito, assemelhando-a muito mais à uma passarela que a uma ponte e oferecendo risco constante aos seus transeuntes.
Não sei quanto custaria o orçamento de demolição e reprojetamento daquele bem público, mas Ourolândia (cidade de pouco mais de 13 mil habitantes) não é diferente das tantas cidades do Brasil onde se gastam milhões de reais numa campanha política,  em disputa pela cadeira de prefeito, que depois de eleitos alegam não poder gastar o que resolveria uma demanda como esta.
DOA A QUEM DOER, as fotos a seguir contam melhor a continuidade dessa história da ponte Manoel Novais e tomara mesmo que doa em alguém, para que o final seja diferente e possamos contá-lo de outra maneira, ao bem do povo.
Fotos, reportagem  e redação do Ouro Notícias, compromisso com o leitor.

COMENTÁRIOS SOBRE ESTA MATÉRIA:
De: JUNIOR OLIVEIRA - E-mail: junnior-ouro@hotmail.com
Queria parabenizar este Blog pelo trabalho de cidadania que vem desenvolvendo, e hoje, sem dúvida é o nosso mais importante meio de comunicação. A respeito da Ponte Manoel Novais, lembro-me muito bem a última vez q ela foi reformada, quando o Prefeito ainda era Adinael Freire, ele recuperou, iluminou aquela ponte. Depois que Antonio Araujo entrou nada mais foi feito alí. Espero que depois dessa reportagem possam tomar alguma providência. Grande abraço.
De Patrícia Amorim, MG - E-mail: patricia@starminas.com.br
Não dá  para entender uma pouca vergonha dessa. Como é que pode um  cidade onde duas pessoas que se diz querer lutar pelo bem estar da população de Ourolândia  deixa uma ponte nesta situação, pondo em risco a vida de pessoas. Cadê os candidatos que não vê isso? Será que  toda essa briga que está acontecendo tem um fundamento, será que realmente existe por parte dos candidatos  interesse    em promover conforto saúde e educação para a população ou será que existem outros tipo  de interesse. Essa é um tipo de matéria que deveria deixar a população em alerta para saber se realmente compensa viver de intrigas e picuinhas com amigos e familiares por causa de políticos que não estão nem ai para população e sim pra o seu próprio bem estar. Tão pouco se importando com educação saúde e lazer do povo e sim com a sua conta bancaria, que eles acreditam que seja pouca. e assim  desviam um pouco para seus interesses e luxos. Até quando o povo vai se deixar levar por esse tipo de situação onde só as partes de governantes sem caráter sai ganhando... Ta na hora de dá um basta. Até onde vai essa briga será que difícil entender que ganhando ou perdendo o povo vai continuar no mesmo. Agora não é hora de brigar e sim de se unir e mostrar para os políticos que quem manda é o povo.E que os mesmo precisam de melhores condições de vida e que já se cansaram de tanta promessas.
Só assim o final será diferente..... porque até hoje a política se repete da mesma maneira, e só quem sai perdendo é a  população.na verdade eu lhe digo, vivemos uma falsa democracia, onde até no judiciário você ganha mas não leva. Aqui só podemos votar, nada alem disso.E já que é só isso que podemos fazer pelo menos que seja feito com dignidade. sem briga sem ofensas, e respeitando a opinião outro cidadão.
Patricia Amorim, filha de Ourolândia e atualmente morando em Minas Gerais
Email: patricia@starminas.com.br

Ourolândia: Prefeitura recupera valas da Rua Gilberto Miranda

Rua Gilberto Miranda, os buracos se assemelhavam as Cataratas do Iguaçu
Em que pese toda a demora (mais de um ano), finalmente o Setor de Obras da Prefeitura de Ourolândia resolveu reparar a pavimentação da Rua Gilberto Miranda, no Centro da Cidade. O transtorno era tamanho para os motoristas que trafegavam por aquele logradouro e tinham que atravessar diversas e verdadeiras crateras transversais, desde o o início do período das obras executadas pela empresa que implanta o sistema de esgotamento sanitário da cidade, segundo alguns moradores, principal responsável por este e por diversos outros calçamentos danificados. Sem falar da constante molhação que incomodava os pedestres.
E é verdade! Calçamento danificado por conta dessas obras, e de outras da “amiga” Embasa, é o que não falta na cidade de Ourolândia. Quem duvidar é só andar um pouco, a pé ou de carro, pelas ruas e comprovará o que estamos dizendo.
Foto e reportagem do Ouro Notícias, compromisso com o leitor

OUROLÂNDIA: Animais misturam-se aos pedestres pelas ruas e bairros


Falta fiscalização dos órgãos competentes e responsabilidades dos criadores
Em Ourolândia os criadores de animais continuam deixando-os soltos as margens da BA 368 e até mesmo nas principais ruas da cidade. Na manhã da última quinta-feira, 14, flagramos já nas primeiras horas vários cavalos representando seus proprietários e desfilando na Avenida do Trabalhador, próximo ao Bairro de Barragem. No final do mesmo dia uma vaca pastava no Pólo Industrial do Mármore, em frente às três maiores empresas situadas. Na noite do mesmo dia, diversos jumentos andavam tranquilamente pela Avenida do Cruzeiro no centro da cidade, como se isso fosse absolutamente natural por ali. Ou será que é?
Quando tomarão as providências? Será que vão esperar até a próxima vítima? Com a palavra o Órgão representante da causa no município.
Fotos e reportagem do Ouro Notícias, compromisso com o leitor.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Dono de empresa com sede na BA morre em acidente de avião em Recife

Clarissa Pacheco
O empresário cearense André Luz Pimenta Freitas, dono da Imperjet, empresa paulista especializada do ramo de tecidos impermeabilizantes com sede em Salvador, é uma das vítimas do acidente aéreo que matou 16 pessoas na manhã desta quarta-feira (13), na cidade de Recife (PE). A informação foi confirmada por funcionários da empresa, em Salvador, que receberam a notícia por meio da esposa do empresário.
O acidente com um avião de pequeno porte, um bimotor modelo L410, da empresa Noar Linhas Aéreas, levava 14 passageiros e dois tripulantes de Recife com destino a Mossoró e escala em Natal, no Rio Grande do Norte, quando caiu em um terreno baldio próximo à Avenida Boa Viagem, na capital pernambucana.
De acordo com o coronel Valdyr José de Oliveira Junior, comandante geral do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, o avião partiu de Recife às 6h51 de hoje e caiu às 6h55. “Os bombeiros encontraram a aeronave em um terreno baldio próximo à Avenida Beira Mar, nas imediações do posto da Aeronáutica. Ainda não sabemos a causa da queda, mas a Força Aérea Brasileira (FAB) já está aqui”, disse.
Em nota oficial divulgada na manhã de hoje, a FAB informou que a Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os fatores que contribuíram para o acidente, que resultou em “totais perdas humanas e materiais”. A nota informa também que o piloto declarou, logo após a decolagem, estar em situação de emergência e que tentaria pousar na Praia de Boa Viagem.
Ainda de acordo com a FAB, o plano de voo informava a existência de 16 pessoas a bordo, dado ratificado pela tripulação quando em contato inicial com a torre de controle, antes da decolagem. Informações dos sites Pernambuco.com.br e Paraiba.com.br dão conta de que os corpos do piloto e do co-piloto já haviam sido identificados. No entanto, a informação foi negada pelo Corpo de Bombeiros de Pernambuco e também pela Aeronática, que informou não haver ainda uma lista com os nomes das vítimas.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Ouro Notícias passará ter novo quadro: "DOA A QUEM DOER"

Vem aí o quadro, "DOA A QUEM DOER".
Vamos mostrar com fotos e filmes a Ourolândia que você de fora não vê e que muita gente 'grande' não quer que mostre.
Em breve no seu Ouro Notícias!!
Doa a quem doer!

domingo, 10 de julho de 2011

CHEGOU PELO "FALE CONOSCO"

De:José Carlos Benigno E-mail jcbenigno@hotmail.com
Gostaria de saber por que os prefeitos de Ourolândia não dão atenção à Rua da Umburanas? (parece que o menos pior foi Antonio, pelo menos fez um calçamento, parecendo a cara dele, mas fez) Aquilo lá parece um lixão, um submundo! Senhores leitores, vocês já prestaram atenção que ainda existem diversas casas de taipa na Rua da Umburana? E o lixo? Parece que o povo de lá não merece sequer a limpeza pública! Isso é uma vergonha! Diante de tantos programas do governo federal voltados para a habitação bem que pelo menos as casas de taipa já deveriam ter sido substituídas. Já que os senhores, que passam pela perfeitura como prefeito deste coitado município, não costumam usar os recursos do mesmo para o mesmo, busquem junto ao governo federal melhorar a situação daquele logradouro. Aquela imagem envergonha os senhores, indgnifica o povo e horroriza a apresentação da cidade diante de quem passa por alí, já que é também uma via de acesso ao centro da cidade. (que já não é lá essas coisas em matéria de apresentação física)! É verdade que o povo daqui precisa melhorar seu nível de consciência, contudo, ao ser humano, não é possível pensar melhor onde a paisagem incomoda a visão e o cheiro perturba as narinas...
De: Bomba- E-mail: bombasecreto@hotmail.com.br
Olá Zé,eu tenho um recadinho para a professora ...(censurado).. Querida ...(censurado)... pare de falar besteira ,fica saindo por ai falando o que nao sabe.Se vc é realmente uma educadora pare de induzir os alunos que sao inocentes,de inocentevc nao tem nada.vá trabalhar,se vc nao ta satisfeita vá procurar uma lavagem de roupa.um beijinho no seu coracaozinho para acalma-lo.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
De: Paulo Cesar-E-mail: pcarjunior@yahoo.com.br
Olá Senhores editores deste site! Enconterei este endereço por acaso. Depois de lê-lo bastante achei muito interessante a proposta do espaço. Todo mundo fala o que quer. Uma verdadeira fonte de expressão livre, dos desejos populares, mesclados com muita informação e opiniões fantásticas do editor! Parabéns aos desfrutantes por terem algo assim! E parabéns também ao editor, escreve muito bem! Abraços Paulo Cesar, Santa Catarina.
De: genildo alves -E-mail: begeclassico@hotmail.com
quanto mais conheços os "politicos" de ourolandia mais admiro os animais
De: eduadio Aumeda-E-mail: eduadoaum@rotmeiu.com
voçeis sabe quem e o sapo cururu de ourolandia. ele comeu tanto po de mamore que inxou e ainda bebe a gasolina da pmo se movimeta con a inejia da pmo e fais a fera com a grana da pmo quem é?

Futebol: jogos deste domingo, 10

Campeonato Brasileiro
Série A

Bahia x Botafogo-RJ - Pituaçu
Fluminense x Flamengo - Engenhão
Atlético-GO x Corinthians - Serra Dourada
Grêmio x Coritiba - Olímpico
Figueirense x Ceará - Orlando Scarpelli
Atlético-MG x América-MG - Arena do Jacaré
Palmeiras x Santos - Pacaembu
Série B
Guarani x ABC-RN - Brinco de Ouro

Resultados deste sábado, 9
Série A
São Paulo 2 x 1 Cruzeiro - Morumbi

Vasco 2 x 0 Internacional-RS - São Januário
Atlético-PR 0 x 0 Avaí - Arena da Baixada

Série B
Icasa 1 x 2 Náutico - Mauro Sampaio
Americana 2 x 1 Boa-MG - Décio Vitta
ASA-AL 4 x 2 Paraná - Coaracy Fonseca
Sport Recife 3 x 1 Ponte Preta - Ilha do Retiro

Assassino em depressão se entrega à Polícia

Um homem de 34 anos, natural de Maceió (AL), se aproximou de uma viatura da Polícia Militar que circulava pelo bairro Vale das Pedrinhas, em Salvador, na manhã deste sábado (9) e declarou, espontaneamente, aos agentes ser autor de um homicídio em sua terra natal. Luciano Souza Correia abordou os policiais da Rondesp/Atlântico que realizavam rádio-patrulhamento no local e contou que matou outro homem com uma peixeira. O homicida confesso, que estaria em depressão, foi conduzido para a 28ª Delegacia Territorial (Nordeste de Amaralina), onde foi comprovada a sua versão ao indenficarem o registro do mandado de prisão. Ele encontra-se custodiado na unidade.

Bahia vai criar 6,4 mil vagas na mineração até 2015

Até 2015, o setor de mineração prevê a criação de pelo menos 6.480 vagas na operação de minas na Bahia, em dez empreendimentos que já estão em fase de implementação, de acordo com protocolos assinados com o governo do Estado.
São vagas para profissionais com 1º e 2º graus completos para os cargos de operadores de equipamentos, com salários que variam de R$ 1 mil a R$ 2 mil, além dos técnicos, com remuneração entre R$ 2 mil e R$ 4 mil. Para nível superior, a maior oferta é para engenheiros e geólogos, com rendimentos que ultrapassam R$ 7 mil.
Se levada em consideração a estatística do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), que prevê a criação de 13 empregos indiretos para cada direto, os números podem chegar a mais de 83 mil postos de trabalho no interior do Estado, em municípios como Jaguaquara, Uranidi, Ilhéus, Caetité, Maracás e Santaluz, dentre outros.
Aquecimento - Os números são possíveis graças ao forte reaquecimento da demanda mundial por matérias-primas após a crise de 2008.
Por conta disso, o Ibram anunciou inclusive um novo recorde de investimentos para o setor no Brasil. Os números que eram de U$ 64,8 bilhões (R$ 101 bilhões) entre 2011 e 2015 subiram US$ 68,5 bilhões (R$ 106,8 bilhões) para o mesmo período.
De acordo com a Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado (SICM), a Bahia deve responder por mais de 10% deste total, com investimento de R$ 12,6 bilhões nos próximos quatro anos.
Reportagem de Vanessa Alonso

Michel Temer sofre tentativa de assalto em São Paulo

Agência Estado
O vice-presidente da República, Michel Temer, sofreu uma tentativa de assalto, na noite do último dia 1º (sexta-feira), na Avenida Cidade Jardim, no bairro do Itaim Bibi. Segundo informações da assessoria de imprensa do vice-presidente, a tentativa de assalto ocorreu quando ele se dirigia ao Aeroporto de Guarulhos para retornar a Brasília, no Distrito Federal.
O carro do vice-presidente era escoltado por mais dois veículos, que conduziam seguranças do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Ao parar em um semáforo, um homem se aproximou do veículo onde estava Temer e bateu em um dos vidros. Ele teria indicado, segundo a assessoria de imprensa, que portava uma arma.
O segurança que acompanhava o vice-presidente no veículo julgou a atitude suspeita e acionou os outros veículos. Os demais seguranças saíram dos carros e abordaram o homem, que prontamente largou o artefato que carregava. A suposta arma, segundo a assessoria de imprensa, era um revólver de brinquedo.
O vice-presidente não prestou queixa da tentativa de assalto. O veículo que transportava o vice-presidente era blindado e não estava identificado com placa oficial da Presidência da República.

Acidente na BR-101 deixa quatro mortos

Um acidente envolvendo um ônibus e uma carreta, no km 355 da BR-101, por volta das 10h20 deste sábado, 9, entre os municípios de Wenceslau Guimarães e Teolândia (a 283 quilômetros de Salvador), deixou quatro mortos e mais de 30 feridos.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), quatro pessoas morreram no local: o motoristas do caminhão, Mário Lúcio Nobre de Lima, de 26 anos, Gerson dos Santos Silva, 44, condutor do ônibus, além de dois passageiros, Antônio Alves da Silva, 51, e outro ainda não identificado.
Os feridos foram encaminhados para hospitais das cidades de Wenceslau Guimarães e Santo Antônio de Jesus. O ônibus da empresa Itapemirim transportava 41 passageiros.
De acordo com delegada Camila França de Souza, da Delegacia de Gandú, o ônibus saiu do Rio de Janeiro em direção a Ipu, no Ceará. Já a carreta, com a placa de Teixeira de Freitas, na Bahia, seguia no sentido sul do Estado. O Departamento de Polícia Técnica de Valença (DPT) investiga as causas do acidente, mas a invasão da via oposta pela carreta é um dos possíveis motivos.
Feridos - Conforme o hospital municipal de Wenceslau Guimarães, Doutor Pantaleão Soares de Mello, 33 pessoas deram entrada com ferimentos diversos, mas nenhum grave. Vinte sete pessoas já foram liberadas.
Seis foram encaminhados para o Hospital Regional Santo Antônio de Jesus para realização de exames específicos, como tomografias por escoriações. Entre os feridos, havia uma criança de 1 ano e 9 meses. A maioria já recebeu alta médica e ninguém corre risco de morte.
A empresa Itapemirim afirmou, por meio de sua assessoria de comunicação, que lamenta as mortes dos passageiros e do funcionário. Informou, ainda, que prestou assistência aos feridos e que já foi oferecido translado para aqueles que já obtiveram alta médica.
Os trâmites referentes aos corpos das vítimas também será providenciado pela empresa, que aguarda os resultados das investigações para conhecer a causa do acidente, informou Delamar da Cruz, coordenador de comunicação da empresa.
Reportagem de Renata Moreira.
Publicado também no A Tarde.