sábado, 22 de maio de 2010

Sem as estrelas, Santos vence o Atlético-Go

Na mesma semana em que garantiu sua vaga na decisão da Copa do Brasil, o Santos conquistou sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro. A equipe fez 2X1 no Altético no Serra Dourada, neste sábado, 22, atuando com um time misto e sem as suas principais estrelas.

Botafogo supera 'apagão', vence Goiás, e assume a ponta provisória

Neste sábado, os gols de Lùcio Flávio, Somália e Herrera levaram os alvinegros a sete pontos no Campeonato Brasileiro em três jogos. Já os goianos seguem sem pontuar na competição.

Palmeiras marca quatro no Grêmio e deixa crise para diretoria

Em partida realizada neste sábado, 22, que pode ter sido a última no antigo Palestra Itália, atacante Ewerthon foi o destaque marcando dois gols na vitória por 4 a 2 sob comando interino de Jorge Parraga, o time do Parque Antártica chegou a sete pontos em três rodadas do Campeonato Brasileiro.

Taxista acusado de estuprar idosa continua preso

Antônio Luiz Silva Souza: reportagem do jornal Tribuna Regional

(Corino Urgente) O taxista Antônio Luiz Silva Souza, conhecido por “Batatinha”, ainda encontra-se preso no complexo policial de Jacobina, acusado de ter estuprado, no dia 23 de abril deste ano, a aposentada Adalmira Souza Nascimento, 78 anos.
Segundo relato da vítima, a mesma se encontrava à noite em um bar localizado no bairro da Matriz, quando “Batatinha” teria se aproximado e os dois passaram a beber juntos.
Depois de muita insistência, a aposentada disse que aceitou o convite do taxista para levá-la para casa, até porque, disse Adalmira, “Batatinha é muito conhecido na cidade, inclusive no ponto do Terminal Rodoviário”.Segundo ela, no percurso, por volta das 22h30, ao lado da Igreja da Matriz, ele parou o carro e a estuprou.
Parentes de Adalmira foram, no dia 11 de maio, ao Conselho Comunitário de Segurança Pública, pedir ajuda para que o crime cometido por Batatinha não fique impune.
De acordo com o relato de parentes da vítima, após o estupro, a aposentada se trancou em um quarto e só resolveu falar depois que conseguiram abrir a porta.
Os familiares revelaram que quando a anciã chegou em casa na noite do estupro foi diretamente para o banheiro se lavar, mas deixou vestígios de sangue no local.Manchas de sangue também foram encontradas nas vestes da vítima, segundo seus familiares.
Batatinha foi notícia, em Jacobina, no dia 7 de março do ano passado. O taxista compareceu ao complexo policial para registrar que no dia 4 de março de 2009 fora vítima de um sequestro praticado por um casal, que o contratara para fazer uma corrida.
Naquela oportunidade, segundo o taxista, o casal que o sequestrou levou o seu carro, uma Parati, de cor verde, placa JMG 8330. A polícia não tem notícia do carro roubado e muito menos do casal sequestrador.
Pela acusação de estupro, Antônio Luiz Silva Souza se encontra em prisão temporária. O delegado Eduardo Brito está à frente das investigações. Segundo informações, o delegado ainda não recebeu o resultado do laudo pericial.Batatinha nega que tenha cometido o estupro.
Jornal Tribuna Regional ou no site www.jtronline.com.br

Medicamentos apreendidos em ônibus, pela PRF de Senhor do Bonfim‏

(Tamara Leal) Em Senhor do Bonfim, km 117 da BR 407 ( área do Posto PRF ), às 20h30, foram apreendidos 8.109 unidades de medicamentos diversos. A mercadoria desprovida de nota fiscal era transportada no bagageiro do ônibus da empresa São Luiz, Placas JMG 8425, com itinerário Juazeiro (BA)- Sr. Do Bonfim (BA) e era pertencente ao Sr. José Josadaque Martins Silva, 43 anos, que informou comercializá-la em povoados da região. Ocorrência encaminhada à Vigilância Sanitária da cidade de Senhor do Bonfim.
Insp. Lopes Júnior

Homem é encontrado ferido a bala e morre em Hospital de Araci

Através de uma ligação, às 15h de sexta-feira (21), a Polícia Militar da cidade de Araci, foi informada da ocorrência de vários disparos com arma de fogo no interior de uma residência situada à Rua Rei Pelé, no Bairro das Casinhas, Araci. Ao chegar ao local percebeu a porta de acesso à casa arrombada e um homem identificado como Natilino Conceição de Jesus, ferido com várias perfurações de bala cujo calibre eles não souberam informar.
A PM socorreu Natilino, porém chegou ao Hospital Municipal já sem sinais vitais.
Até as primeiras horas deste sábado (22), a Polícia Civil não tinha nenhuma informação do autor ou autores do homicídio.
Apesar da greve do Poder Judiciário, está sendo traçada uma linha de investigação para descobrir e prender os criminosos.
Da redação *com informações de Raimundo Batista / Araci

Popularidade do governo Lula vai a 76% e volta a nível recorde

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a registar 76% de aprovação para o seu governo, um recorde desde que assumiu, em janeiro de 2003. O petista tinha obtido essa taxa em março deste ano, mas depois recuara para 73%, em abril. Os dados são de pesquisa nacional Datafolha realizada ontem e anteontem com 2.660 entrevistas.
A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais o para menos. O mais notável na popularidade presidencial é que a curva tem se mantido acima de 70% desde dezembro, quando o país soube que a economia já estava em franca recuperação após a crise financeira internacional.

Além dos 76% que avaliam o governo Lula como "bom" ou "ótimo", outros 19% o apontam como "regular". E 5% classificam a gestão lulista como "ruim" ou "péssima". Só 1% diz não saber responder. O recorde foi captado pelo Datafolha numa semana em que o petista esteve fora do país. Lula foi ao Oriente Médio e anunciou junto com a Turquia acordo com o Irã visando diminuir a tensão na região.

Embora contestada por vários países desenvolvidos, a negociação de Lula recebeu ampla cobertura da mídia brasileira, rendendo muita exposição ao presidente no noticiário.Lula é o presidente mais bem avaliado desde o fim da ditadura. Fernando Collor (1990-1992) teve máxima de 36%. Fernando Henrique Cardoso (1995-2001) chegou a 47%. Lula obteve agora sua melhor nota, de zero a dez. Desta vez, a nota foi 8,0, nunca antes registrada --havia sido 7,9 em abril. No auge do escândalo do mensalão, em 2005, a média de Lula chegou a cair para 5,4.

DILMA SOBE 7 PONTOS E EMPATA COM SERRA, APONTA DATAFOLHA

A pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, atingiu sua melhor marca até hoje numa pesquisa Datafolha e está empatada com José Serra (PSDB). Ambos estão com 37%.
O levantamento foi realizado ontem e anteontem com 2.660 entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Marina Silva (PV) aparece com 12%. Os que votam em branco, nulo ou em nenhum somam 5%. Indecisos são 9%. Na comparação com a última pesquisa Datafolha, realizada em 15 e 16 de abril, Dilma teve uma alta de sete pontos percentuais --de 30% para 37%. Já Serra caiu cinco pontos, saindo de 42% para os mesmos 37%.
Essa é a primeira vez que ambos aparecem empatados no Datafolha, que traz outros números positivos para a petista.
TV e Lula
"O principal fato que pode ser apontado como responsável por essa alta da candidata é o programa partidário de TV que o PT apresentou recentemente", diz Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha.
Na semana passada, o PT foi à TV com vários comerciais de 30 segundos e com seu programa mais longo, de dez minutos. A estrela dessa investida de marketing foi Dilma Rousseff, com Lula como cabo eleitoral.
Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados não são apresentados a uma lista com os nomes dos candidatos, a curva da intenção de voto de Dilma continuou a descrever uma sólida curva ascendente.
Ela tinha 8% em dezembro. Em abril, estava com 13%. Agora, foi a 19% e está isolada em primeiro lugar. José Serra pontuou 14% --ele também vem subindo nesse quesito, mas em ritmo mais lento.
Ainda na pesquisa espontânea, há também 5% que dizem ter intenção de votar em Lula, que não pode ser candidato.
Outros 3% declarar querer votar no "candidato do Lula". E 1% respondem "no PT" ou no "candidato do PT".
Em tese, portanto, o potencial de voto espontâneo em Dilma pode ser de 28% --os seus 19% e mais outros 9% dos que desejam votar em Lula, em quem ele indicar ou em um nome apresentado pelo PT.
2º turno e rejeição
Quando são colocados na lista de candidatos os concorrentes de partidos pequenos, o cenário não se altera muito. Dilma e Serra continuam empatados, cada um com 36%. Marina tem 10%. E só dois nanicos pontuam: José Maria Eymael (PSDC) e Zé Maria (PSTU).
Dilma também colheu bom resultado na rejeição: seu índice caiu de 24% para 20% enquanto o de Serra subiu de 24% para 27%. Marina também teve um resultado positivo, pois sua rejeição caiu de 20% para 14%.
Na projeção de segundo turno, os dois estão tecnicamente empatados: a petista tem 46% contra 45% do tucano.
Em abril, Serra aparecia dez pontos à frente da petista nesse quesito, com 50% a 40%.
FERNANDO RODRIGUESda Sucursal de Brasília

CIPE DESTRÓI PLANTAÇÃO DE MACONHA EM MAIRI

Policiais da Cipe (Companhia Independente de Policiamento Especializado/Caatinga), durante uma operação de rotina no município de Mairi realizada na sexta-feira da semana passada (14), foram informados através de denúncia anônima da existência de uma plantação de maconha na Fazenda Morro Verde, distante cerca de 15 quilômetros da sede. Para chegar ao local, a guarnição encontrou muitas dificuldades em razão da mata fechada.
Os policiais destruíram mais de 400 pés de maconha em fase de colheita e apreenderam 1,2 quilo da droga já pronta para o consumo, acondicionada em sacos plásticos. Na operação também foram apreendidas duas espingardas, farta munição para calibres 38, 380, 40 e 45, além de equipamentos usados na irrigação da plantação. A droga e o material apreendidos foram encaminhados para serem periciados pelo Departamento de Polícia Técnica de Jacobina.

Reprodução: Jornal Tribuna Regional Online.

A proteína do feijão branco ajuda a emagrecer

O feijão branco, consumido por alguns, como salada ou como feijoada possui uma proteína chamada faseolamina, que de acordo com estudos recentes pode ajudar no processo de emagrecimento.
Faseolamina é uma glicoproteína que inibe a absorção do carboidrato (amido) encontrado em massas, batatas, arroz, pão, biscoitos, etc. Por este motivo ela pode te ajudar a emagrecer, mas isso só é possível pela ingestão da farinha deste grão.
Você mesmo pode preparar em sua casa e fazer o teste. Nos estudos realizados houve uma redução de até 4% em 30 dias no peso dos que consumiram a farinha do feijão branco antes das refeições.
Para preparar separe 250g de feijão branco cru, lave bem e deixe secar no sol ou sobre o papel toalha, depois triture no liquidificador até formar uma farinha, se quiser pode passar também no processador, ficará bem fina, depois passe na peneira.
Meia hora antes das refeições (almoço e jantar) misture 1 colher de chá rasa desta farinha, em um pouco de água e beba. Não consuma mais do que 1g por dia, pois o excesso pode causar diarréia e não terá efeito. Vale a pena experimentar e acompanhar os resultados.
Além disso, procure incluir este grão cozido na sua alimentação, ele fornece nutrientes como: cálcio, ferro, potássio, magnésio e outros minerais, e vitaminas E, K, folato e fibras. Uma porção de 2 colheres de sopa tem aproximadamente 57kcal.
•Combine nutrientes e ganhe saúde
•Os benefícios da semente de linhaça
Prepare de forma saudável, que tal uma salada com cebola, pimentão, alho poró e azeite? Enfim, use sua criatividade, tenho certeza que ficará saborosa e nutritiva
Fonte:beleza.terra.com.br

Prefeitura de Gavião promove Seminário sobre o Sisal neste sábado

A Prefeitura de Gavião pretende reunir produtores de sisal, agricultores familiares e lideranças locais no Seminário sobre a Produção de Sisal, hoje (22 de maio), às 9h da manhã no CAC - Centro de Atendimento ao Cidadão, no centro da cidade.
"Vamos reunir neste momento importante os representantes direto da cadeia produtiva como produtores e compradores, os dirigentes de associações, cooperativas e sindicatos, bem como toda a sociedade através de suas entidades representativas como Câmara de Vereadores, secretários municipais e moradores de forma geral para encontrarmos caminhos para melhorar a produção local", informou o técnico da secretaria, Beto Oliveira.
No seminário serão discutidos os problemas da cadeia produtiva do sisal como: a produção, plantio, comercialização e doenças como a podridão vermelha. Durante o evento serão sorteadas gaiolas de desfibramento de sisal entre os produtores.
A realização do encontro é Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Gavião em parceria com outras organizações que atuam na área como a EBDA, IDR, dentre outras.

OPERAÇÃO PRENDE DELEGADO DE UIBAÍ FORAGIDO EM SÃO PAULO

Em operação conjunta, as polícias baiana e paulista prenderam, nesta sexta-feira (21), na cidade de São Paulo, o delegado Fábio Luís Silva, foragido desde 24 de junho de 2008. Ele é acusado de cometer duplo homicídio contra o ex-vereador Edmeres José de Almeida, mais conhecido com "Dedé", morto em 2004, e seu filho Edmeres José de Almeida Filho, apelidado de "Tute", ocorrido em 2006, na cidade de Uibaí.
Os policiais militares Natanael Daltro dos Santos e Ivan Carlos Correia Vital, suspeitos de participação no crime, também estão sendo investigados. Contra o delegado havia dois mandados de prisão, expedidos pelas comarcas de Ubaí e de Ibititá, pelos homicídios de "Dedé" e "Tute".
Fábio era investigado pela polícia e estava detido na carceragem da Corregedoria da Polícia Civil, quando, em junho de 2008, foi liberado mediante apresentação de alvará de soltura, concedido pela Justiça. Desde então estava foragido.
O secretário da Segurança Pública, César Nunes, afirmou que uma das metas deste governo é combater a corrupção e envolvimento de policiais em crimes. "Não exitaremos em prender qualquer servidor envolvido na prática de atos delituosos, mesmo que o suspeito esteja em outro estado ou país". Ele Ressaltou a colaboração da polícia paulista, que, juntamente com a Superintendência de Inteligência da SSP, conseguiu efetuar a prisão do foragido.
Integração
A operação foi realizada pelas polícias Civil (14ª Coordenadoria de Polícia do Interior - Irecê), Militar (Coordenadoria de Missões Especiais), a Superintendência de Inteligência da SSP, que manteve contato com o setor de inteligência da polícia paulista, e o Ministério Público, por meio do Grupo de Ações Contra Crimes Organizados.
"Iremos apurar sempre com maior rigor a participação de policiais civis em atividades ilícitas", declarou o delegado-geral, Joselito Bispo da Silva, explicando que um delegado é responsável pela aplicação das leis e deve dar exemplo de conduta. "Nossos policiais são formados para trabalhar em prol da sociedade e não contra".
O delegado disse ainda que, além de responder a processo criminal na Justiça, Fábio Luís Silva responde a dois processos administrativos no âmbito da Polícia Civil, referentes ao duplo homicídio, a um latrocínio cometido no município de São Gabriel e por formação de quadrilha. Ele ficará custodiado na Corregedoria da Polícia Civil.
Fonte: Agecom

Bahia empata em casa e mantém invencibilidade na Série B

Em jogo disputado, o Bahia arrancou um empate em 1 a 1 com a Ponte Preta, em Pituaçu, nesta sexta-feira, 21, e perdeu os 100% de aproveitamento na terceira rodada da Série B do Brasileirão.
Com o resultado, o tricolor manteve a invencibilidade na competição e chega aos 7 pontos, ficando, temporariamente, na segunda posição.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

FATO "VENÉRIO" DE VÁRZEA NOVA NA INTERPRETAÇÃO DO SÁBIO ZAILTON SILVESTRE


LUIZ - O bom vaqueiro

Meu escritório particular não dista mais que 20 metros do plenário da Câmara de Vereadores de Várzea Nova, de modo que não preciso estar presente nas sessões para saber o que está acontecendo por lá, ainda mais que agora é tudo amplificado através de potente aparelhagem de som.
Na sessão noturna do último dia 21 de maio, tive que me beliscar para acreditar no que ouvia e me certificar de que não estava sonhando.
Ocupando a tribuna, o ex-prefeito e atual vereador Luiz Bispo, responsável por uma das mais desastradas administrações de que já se teve notícia nesta terra de Santa Cruz, resolveu fazer um mea culpa digno de perplexidade, indignação e, pasmem!, até de elogios.

Disse ele:

“Fui prefeito desse município, minha administração foi muito criticada, enfrentei muitos problemas e forte oposição. Fiz muito pelo social. Fiz obras e prestei relevantes serviços ao povo desta terra. Se errei foi tentando acertar. Tenho consciência de que fui bom para o povo e a prova disso é o reconhecimento que veio das urnas, pois fui o vereador mais votado nas últimas eleições, fato que já tinha acontecido quando apoiei a candidatura de minha esposa Íris Oliveira, nas duas eleições anteriores, sendo ela também a mais votada.
O que eu vou relatar agora, caros colegas, Senhores e Senhoras aqui presentes, não me envaidece, ao contrário, me entristece, mais é um fato e dele eu não posso fugir. Hoje, as pessoas, ao me verem nas ruas, me cumprimentam e, como se quisessem me ajudar a tirar um fardo de minhas costas, exclamam:
Luiz, Várzea Nova conseguiu eleger um prefeito pior que você!
ou
Luiz, você saiu da lanterna!”
Nisso, em aparte concedido à líder do atual prefeito na Casa, vereadora Ieda Paula, esta alfinetou:

“Vossa Excelência me desculpe, mais nos dois últimos anos de seu governo, foi necessário um acordão político para que Vossa Excelência se mantivesse no cargo”.

E ele:
“Reconheço! Vossa Excelência tem razão! Fiz acordo político. Porém, o prefeito continuava sendo eu, o Luiz Vaqueiro que o povo elegeu. Ao contrário do que se vê agora, que nem bem começou a administração e ninguém sabe quem é o prefeito de fato – com tanta gente mandando e desmandando neste município”.

Ao público presente na sessão, não restou alternativa que não a de bater tímidas palmas, se entreolhar desconfiados e perdoar (ou abrandar a culpa) do ex-alcaide diante de tamanha demonstração de humildade, sinceridade e.... óbvio, cara-de-pau!
Foi aí que surgiu o Presidente da Casa, Normilson Oliveira, com seu vozeirão de Cid Moreira, acudindo a todos com o surrado bordão: Está encerrada a sessão!

ZAILTON SILVESTRE-

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Corpo de Nivaldo Marinho Nunes, o “Gatão”, será velado na Câmara de Vereadores de Ourolândia

O corpo de Nivaldo Marinho Nunes, que faleceu aos 49 anos, na madrugada desta quinta-feira, 20, no Hospital Roberto Santos em Salvador, será velado na Câmara de Vereadores de Ourolândia.
Amigos, parentes e curiosos já esperam a chegada do féretro que está sendo transladado de Salvador e deverá chegar a Ourolândia por volta das 21horas.
O sepultamento acontece amanhã, no cemitério Jardim da Saudade em Ourolândia, as 09 horas.
MENSAGENS:
Zeca e família disse...
Saudades eterna ♥
22 de maio de 2010 10:40
Zuca e Familia disse...
Zuca e familia:Gatão que deus possa te dar a luz eterna merecida, pois vc foi um guerreiro, lutou por esta terra chamada Ourolândia,saudades eterna.
De: EMANOEL SANTOS LUZ
E-mail: esluz-@hotmail.com
Gostaria de poder me manifestar por intermédio deste meio de comunicação, para em nome da familia Marinho Nunes, agradecer a todos em nome de Dona Minelva Sipriano Nunes, que direta e indiretamente participaram espiritualmente e fisicamente da caminhada do jovem Nivaldo Marinho Nunes (GATÃO, principalmente os Ourolandenses, verdadeiros testemunhos das suas virtudes e amor por seu turrão natal. Cabe a todos nos, neste momente de condolencia, buscar reconhecer as virtudes dos nossos proximos, pois estamos viviendo momentos onde o amor fraterno tem sido o maior remédio para uma vida repleta de pureza, vamos assim tirar proveito todos nos, dos exemplos positivos do nosso saudoso amigo Gatão, com certeza Ourolândia vem a ganhar quando as nossas forças se unirem em prol do desenvolvimento desta terra que me orgulho dizer ser minha, graças a oportunidade a mim dada pelos homens de bem dela onde Nivaldo Marinho Nunes disto participou.
De: LUCIENE
E-mail:
http://lucienmiranda@bol.com.br
Realmente Nivaldo Marinho Nunes(Gatão)foi uma pessoa maravilhosa, teve sua parcela de contribuição no desenvolvimento politico do município de Ourolândia, e muitos de nós o previlégio de sua amizade.Obrigado pelos serviços prestados ao muncicípio de Ourolândia, sabemos que não existem substituto, cada um tem o seu momento, porém nossas ações são artefatos que nos eternizam. Ficou a saudade e a certeza de que seu espírito vive. A FAMÍLIA NOSSAS CONDOLÊNCIAS FABRÍCIO E LUCIENE DE UMBURANAS.

DE Toda sua Famila disse...
Andar com fé é saber que cada dia é um recomeço. É saber que temos asas invisíveis e fazer pedido para as estrelas, voltando os olhos para o céu.Andar com fé é olhar sem termos as portas desconhecidas com a mão estendida para dar e receber.Andar com fé é usar a força e a coragem que habitam dentro de nós, quando tudo parece acabado."Ainda que eu falasse a língua dos homens e falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria." Renato RussoTudo, menos o amor, pois este sempre viverá. Toda a famila...
leia disse...
primo não estarei ai para da lhe um ultimo adeus mas de longe vou guarda a imagem da pessoa que vc era e que deixou muitas amizades e fez muito por ourolãndia descance em paz . ass leia
20 de maio de 2010 21:04

leia disse...
que pena primo que estou longe para da lhe o ultimo adeu mas vou guarda a imagem de um homen guerreiro que descances em paz . são paulo.
De: leia
E-mail:
http://leiasabidinha@hotmail.com
que saudades este grande homen vai deixar paratodos que acompanhou sua tragetoria descance em paz primo.

LIBORINO LOPES DE ALMEIDA FILHO disse...
OUROLÂNDIA PERDE UM DOS SEUS FILHOS MAIS ILUSTRE, HOMEM DE CORAGEM, AMIZADE E COMPANHEIRISMO, QUE VC ESTEJA COM DEUS,
SAUDADES DO AMIGO,
BOLO

Ourolândia é contemplada com uma ambulância do Samu 192

De acordo com o parecer técnico nº 071 do Ministério da Saúde, Departamento de Atenção Especializada - Coordenação Geral de Urgência e Emergência, divulgado nesta quinta-feira, 20, a Prefeitura de Ourolândia estará sendo contemplada em breves dias com uma ambulância do Samu 192 fazendo parte do processo de Regionalização e Implantação do SAMU no Estado da Bahia.

VÁRZEA NOVA: Cartório fecha por falta de apoio.

Depois de mais de 56 anos servindo a região, o Cartório de Registro Civil e Tabelionato de Várzea Nova, fechou suas portas nesta quinta-feira, 20, encerrando suas atividades em definitivo.
Segundo informações de populares, o motivo seria por falta de apoio do poder executivo municipal que, em outrora sempre bancou as despesas do Órgão naquela cidade, mas atualmente deixou de fazê-lo. O prefeito Érico Moreira, o Tica, ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Na opinião de algumas pessoas, que preferiram não se identificar, o fato trará prejuízos à população, pois, os serviços que vinham sendo prestados à aquela região, desde uma simples autenticação de documentos a retirada de outros mais importantes, a partir de agora, será necessário se deslocar até a cidade de Jacobina, um percurso de 140 km, ida e volta.

(Várzea Nova News)

MORRE NIVALDO MARINHO NUNES, O GATÃO

Foto: álbum de família Nivaldo Marinho Nunes, Gatão - Morte aos 49 anos
Ourolândia amanheceu mais triste. Faleceu nas primeiras horas da madrugada desta quinta-feira, 20, no Hospital Roberto Santos em Salvador, o ex-vereador do município e representante político, Nivaldo Marinho Nunes, o Gatão, 49 anos (completaria 50 anos no próximo dia 29).
Marinho havia sido transferido às pressas na última segunda-feira, de Ourolândia para Salvador a pedido do médico Manoel Ignácio Brandão Martins (Tuca), que fez uma avaliação na sexta-feira, 14, e afirmou que já não era bom o seu estado de saúde, considerado como muito grave. Há cerca de 90 dias ele submeteu-se, em Salvador, a uma cirurgia na vesícula para retirada de cálculos. Após um período de repouso retornou à Ourolândia e não vinha passando bem.
Apesar de ter sido candidato a prefeito de Ourolândia por diversas vezes sem conseguir êxito, sua vida se confundiu com a história política do município. Foi vereador na primeira gestão do ex-prefeito Adinael Freire e assessor de Gabinete do atual prefeito Antonio Araújo em sua segunda gestão.
Mesmo sem mandato Gatão dedicou sua vida à busca de recursos para Ourolândia junto a representantes da Câmara Federal e Assembléia Legislativa do Estado.
O sepultamento será em Ourolândia, mas a família ainda não divulgou o dia e horário.
Logo voltaremos com mais informações.

MUNICIPIOS SÃO CONVOCADOS PARA ASSINAR PLANO DE AÇÃO 2010

Na próxima sexta-feira (21), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), e de sua Superintendência de Assistência Social (SAS), assinará o Plano de Ação 2010 com todos os municípios baianos, para o cofinanciamento com recursos do Tesouro do Estado. A cerimônia acontecerá às 9h, no auditório da Fundação Luiz Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo da Bahia.
Os recursos, no montante anual de R$ 43,6 milhões serão destinados à execução dos serviços de Proteção Social Básica e Especial. Definidos na Lei Orgânica da Assistência Social, essas atividades continuadas visam à melhoria de vida da população, com a implementação de ações voltadas para suprir às necessidades básicas dos usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e também dos Benefícios Eventuais.
De acordo com decreto presidencial de 2007, os Benefícios Eventuais são ajudas suplementares e provisórias, prestadas aos cidadãos e às famílias em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública, com atendimento prioritário à família, criança, idoso, pessoa com deficiência, gestante e nutriz.

Fonte: Agecom.

Permacultura será tema de encontro em Rio de Contas

Entre os dias 22 e 28 de maio, na comunidade Brumadinho, município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, acontece o III Encontro Geral da Escola Umbuzeiro. O tema central desta vez será a Permacultura com ênfase na bioconstrução (arquitetura sustentável). Participarão do evento cerca de 40 agricultores familiares, a maioria educandos da Escola Umbuzeiro, de sete municípios da região de Jacobina.
O projeto Umbuzeiro é realizado pelo Instituto de Permacultura da Bahia - IPB - e patrocinado pelo Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania.

Por Tamara Leal.

Jovens de dez a 19 anos devem se vacinar contra a meningite nos dias 29 e 30

A vacinação contra a meningite meningocócica tipo C para os jovens de dez a 19 anos, anunciada no último dia 10 pelo secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, será realizada nos dias 29 e 30 deste mês.
A imunização será destinada à população de Salvador, que terá à disposição, nos dois dias da campanha, 48 postos de vacinação funcionando em unidades de saúde do município das 8 às 17h.
Com a aplicação das vacinas espera-se reduzir o número de casos e mortes pela doença meningocócica pelo sorogrupo C nos grupos de idades mais afetados pela doença em Salvador. A meta para essa faixa etária é imunizar 513 mil pessoas.
Para os jovens de 20 a 24 anos, a vacinação ainda não tem data determinada. “Dependemos da definição do laboratório de quando será a entrega das doses, para que possamos marcar a data da campanha deste outro grupo, mas a previsão é que seja em junho”, disse a coordenadora de Imunização da Secretaria Estadual da Saúde, Fátima Guirra. Ela explicou que a expansão da faixa etária a ser vacinada contra meningite em Salvador foi definida com base em critérios epidemiológicos. “Tomamos como base estudos que apontavam um maior risco de adoecer e morrer nessa faixa de idade”, afirmou.
Por Tamara Leal

Luiz de Deus: "Governo do estado tenta enganar população baiana"

O deputado estadual Luiz de Deus (DEM) afirmou que o desempenho do governo Jaques Wagner mais se assemelha com a forma de agir do gato trocador, o que "troca seis por meia dúzia".
Numa tentativa de desviar as atenções dos seus feitos, eles insistem em criticar as gestões anteriores. Um exemplo foram as mudanças nas gratificações dos policiais, onde retiraram o percentual da Gap (gratificação por atividade policial) e incorporaram ao salário base. Isso dá impressão de que os funcionários receberam um salário maior", constatou. Segundo o parlamentar, fato parecido ocorreu com as remunerações do funcionalismo
público, onde o governo estadual concedeu um aumento de 4%. Porém, a inflação no período de um ano foi de 4,5%.

MILAGRE: motociclista sai correndo depois de ser atingido por um caminhão na BR 116/Serrinha

Por volta das 18h30m desta quarta-feira, 19, na BR-116/Norte, próximo ao Posto de combustível Shalom, a motocicleta, placa JQT 1841, licença de Serrinha, que estava sendo conduzida por um homem conhecido como "Sandro" (demais dados ignorados), realizava uma manobra na rodovia, quando um caminhão, placa BWM 7201, Votuporanga - SP, bateu na lateral da moto.
O motorista do caminhão falou com a equipe de jornalismo da Continental e disse não ter visto a motocicleta. "A moto atravessou de vez na pista com o farol desligado, eu não conseguir frear e acabei passando por cima dela", disse.
Segundo informações de pessoas que moram próximo a rodovia e presenciaram o acidente, depois do choque, o condutor da moto saiu correndo com um ferimento em uma das pernas. A Polícia Rodoviária Federal esteve no local do acidente para fazer a ocorrência.
Até o fechamento desta matéria (19h45min) a Polícia não havia localizado o motociclista.
A moto ficou completamente destruída. Blog do Clériston Silva

Maquinista morre em acidente em Eunápolis

O maquinista Reginaldo Barbosa, 37 anos, morreu nesta quarta-feira (19), quando a motoniveladora (patrol) que ele conduzia desceu de ré uma ribanceira e virou, no bairro de Alegria, periferia de Eunápolis.
Segundo testemunhas, a vítima estava acompanhada de um ajudante, que conseguiu pular da máquina e fugiu do local logo após o acidente. A máquina pertence a empresa Constermak, que presta serviço para a prefeitura de Eunápolis. (Varzea Nova FM)

FUTEBOL: Jogos desta quarta-feira

COPA DO BRASIL
Vitória-BA 4 x 0 Atlético-GO
Santos-SP 3 x 1 Grêmio-RS

LIBERTADORES
São Paulo 2 x 0 Cruzeiro

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Ex-prefeito Carlos Brasileiro multado em $ 67 mil pelo TCM

O ex-prefeito de Senhor do Bonfim,Carlos Alberto Lopes Brasileiro,foi multado pelo Tribunal de Contas dos Municipios(TCM) em 5 mil reais por ter declarado ''deserto'' pregão presencial,no valor de R$ 67 mil,para aquisição de equipamentos para parquinhos escolares e comprado sem licitação,no dia seguinte,de uma empresa por R$ 105 mil,55,8% a mais do valor previsto,às vésperas do Natal de 2008. Cabe recurso da decisão.
Em sessão realizada na tarde de quarta-feira,dia 19, o TCM não acatou a defesa do ex-prefeito. ''Os fabricantes desses produtos não tem interesse de participarem das licitações e, no caso somente os produtos são vendidos através de seus distribuidores autorizados, obrigando-se assim a Prefeitura a cotar preços perante três fornecedores, incidindo sobre o preço de fábrica diversos tributos, além da margem de lucro", alegou. Sob sua ótica, justificaria a diferença entre o preço estimado no frustrado pregão presencial eo efetivamente contratado.
Por walterley kuhin dos Santos

Prefeitura de Jacobina abre Processo Seletivo Simplificado para Professores

A prefeita Valdice Castro autorizou nesta quarta-feira, (19), a abertura de Processo Seletivo Simplificado para a área de educação.
Serão quatro vagas para professor, distribuídas da seguinte forma: duas vagas para professor de Língua Inglesa; uma vaga para professor de Física; e, uma vaga para professor de Química.
O calendário do Processo Seletivo obedecerá ao seguinte cronograma:
1) INSCRIÇÕES: 20 a 21 de maio de 2010;
2) DOCUMENTAÇÃO À SER REMETIDA A COMISSÃO DO PROCESSO SELETIVO: 25 de maio de 2010;
3) RESULTADO DA ANALISE DE CURRICULUM: (DATA DA DIVULGAÇÃO) 28 de maio de 2010;
4) DATA PARA REALIZAÇÃO DAS ENTREVISTAS PELA COMISSÃO DO PROCESSO SELETIVO: 04 de junho de 2010;
5) RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO (DATA DA DIVULGAÇÃO): 08 de junho de 2010.
A Secretaria Municipal de Educação será a responsável pela realização de todas as etapas do Processo Seletivo Simplificado/2010.
Outras informações podem ser obtidas no site oficial da prefeitura de Jacobina, no endereço www.jacobina.ba.gov.br , onde estará publicado o Edital com todos os detalhes, ou na Secretaria de Educação. (Ascom/PMJ)

Casal de Campo Formoso é preso com 80kg de maconha

Um casal foi preso com 80kg de maconha na manhã desta terça-feira, 18, por policiais da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), em Salvador. De acordo com informações, a droga vinha de Campo Formoso, interior do Estado, e seria entregue no bairro de Gamboa de Cima, ponto de tráfico no Centro da capital baiana.A polícia chegou a Manoel Deraldo da Silva, 51 anos, e Marileide Oliveira Souza, de 35 anos, por meio de uma denúncia anônima de que um carro, modelo Gol, de cor preta, teria sido roubado e estaria passando no vale do Canela. O automóvel foi interceptado pelos policiais, que acabaram encontrando a droga. A polícia cofirmou que Manoel tem várias passagens policiais por tráfico, roubo de veículos e receptação de carros roubados. Várzea Nova FM

Senado aprova reajuste de 7,72% na aposentadoria e põe Lula em saia-justa

O Senado Federal aprovou em votação simbólica a medida provisória que concede reajuste de 7,72% para os aposentados e pensionistas do INSS que ganham acima de um salário mínimo. Além disso, os senadores mantiveram a extinção do fator previdenciário, conforme texto aprovado na Câmara dos Deputados.
A decisão coloca o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, numa situação delicada: em ano eleitoral, o mandatário provavelmente terá de tomar uma decisão impopular, pelo menos no que diz respeito ao fator previdenciário.
Sobre o reajuste, também houve polêmica, pois o governo já tinha dado o aval para um realinhamento menor, de 7%, sob orientação do ministro da Fazenda, Guido Mantega.
O relator da MP no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), confirmou que o presidente Lula deverá vetar a emenda que acabou com o fator previdenciário, que limita o valor das aposentadorias de quem se retira do mercado de trabalho antes da idade mínima.
Segundo ele, o fim do instrumento aumentará o rombo nas contas da Previdência Social. "Acabar com o fator previdenciário e não criar uma contrapartida é perigoso para o futuro do país", disse Jucá.
Ainda assim, o senador decidiu manter a emenda no texto aprovado para que a MP não retornasse para votação na Câmara. Leia mais notícias no www.folha.com.br
ESTADÃO/CONGRESSO

Senado aprova projeto Ficha Limpa por unanimidade
O projeto Ficha Limpa foi aprovado nesta quarta-feira, 19, pelo Senado. Os senadores levaram apenas uma semana na análise da proposta para dar tempo de entrar em vigor para as eleições de outubro. O projeto, de iniciativa popular, barra a candidatura de políticos condenados pela Justiça.
Aprovado pela Câmara dos Deputados na terça passada, o texto foi aprovado nesta manhã pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Na comissão, o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), concordou em retirar as emendas ao texto, evitando que ele sofresse alterações e precisasse de uma segunda rodada de votação pelos deputados.
À tarde, o vice-presidente da Casa, senador Marconi Perillo (PSDB-GO), apresentou parecer autorizando a votação da proposta, apesar de a pauta estar trancada por quatro medidas provisórias e quatro projetos de lei do pré-sal. Esta tarde, por unanimidade, os 76 senadores presentes aprovaram o projeto, que segue para sanção presidencial.
Ainda há, porém, dúvidas sobre a validade do texto. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acredita que, se referendado pelo presidente Lula até 5 de junho, pode valer nas eleições de outubro. Os senadores apoiam este entendimento. A decisão final, no entanto, caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Entre 20 e 30 senadores se inscreveram para discursar antes da aprovação do projeto. "Hoje, o Brasil começa a mudar. Hoje, o Brasil deixa de ser conhecido como o País da impunidade", disse Pedro Simon, do PMDB gaúcho. Estadão

BLOG DE OUROLÂNDIA ALCANÇA 7.500 ACESSOS EM 5 DIAS

Na última semana, o Blog de Ourolândia obteve 7500 acessos em apenas cinco dias já alcançando mais de 67 mil, em apenas pouco menos de cinco meses. (Desde janeiro deste ano, quando foi adicionado ao Google Analytics).
De acordo com o gráfico de acompanhamento do Google, o blog já é visto em diversas cidades de 20 países (Portugal, Estados Unidos, Nova Zelândia, Itália, Alemanha, Suíça, Argentina, Irlanda, Espanha, Índia, Japão, Reino Unido, França, Bulgária, Bolívia, México, República Dominicana, Canadá, Angola, além de 135 municípios do Brasil. A capital que mais visitou foi Salvador com 3729 acessos. Portugal (10 cidades), Estados Unidos (oito regiões), Nova Zelândia e Itália, são os países que mais visitaram o site.

OUROLÂNDIA: Divulgado cartaz da Festa de Santo Antonio

O superintendente de Administração de Ourolândia, Antonio Neto, encaminhou por email, na tarde desta quarta-feira, 19, o cartaz da Festa de Santo Antonio que acontece no período de 11 a 13 de junho próximo, na Praça Ourobranco.
Clique na imagem para ampliar e conhecer as atrações e a programação da festa que ocorre em paralelo com o aniversário de emancipação político-administrativa do município, com data magna em 13 de junho.
Clique no cartaz para ampliar.

Saeb abre 125 vagas para o SAC no interior do estado

A Secretaria da Administração (Saeb) abre processo seletivo para preenchimento de 125 vagas no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). As inscrições devem ser feitas exclusivamente via internet, pelo site da Uneb - www.selecao.uneb.br/sac - até a próxima quinta-feira (20). A taxa de inscrição é de R$25 e o pagamento deve ser feito por meio de boleto em qualquer agência bancária, até as 16h do dia 21 de maio.
Os candidatos devem ter nível médio completo, idade mínima de 18 anos, não ter registro de antecedentes criminais, estar quites com as obrigações eleitorais e do Serviço Militar para candidatos do sexo masculino e não exercer outro cargo, função ou emprego na Administração Estadual/Distrital, Municipal ou Federal, salvo as possibilidades de acumulação previstas na Constituição Federal.
Os candidatos podem escolher, no ato da inscrição, seu pólo de trabalho de acordo com a distribuição de vagas entre 18 municípios baianos, Alagoinhas (4), Barreiras (4), Brumado (15), Camaçari (4), Eunápolis (4), Feira de Santana (20), Ilheus (5), Irecê (15), Itabuna (5), Jacobina (4), Jequié (4), Juazeiro (4), Lauro de Freitas (5), Porto Seguro (5), Santo Antonio de Jesus (5), Senhor do Bonfim (4), Teixeira de Freitas (8), Vitória da Conquista (10).
O contrato pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) tem tempo de duração determinado de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. As atividades a serem desempenhadas se baseiam na recepção e atendimento de usuários do SAC e outras rotinas administrativas que compõem a função de Assistente de Atividades Administrativas, cuja remuneração é de R$ 827,40, para 30 horas.
Par concorrer a uma das vagas, os candidatos farão provas de conhecimentos gerais - português, matemática e atualidades - e de conhecimentos específicos - informática -, que totalizam 40 questões e serão realizadas sob responsabilidade da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). As provas serão aplicadas em 13 de junho e terão duração de três horas.

Cocaína apreendida em Sr. do Bonfim pela PRF e PF

Em fiscalização de combate a criminalidade, em conjunto com a Policia Federal, hoje (19/05/2010), por volta das 04:30h, ao abordar o veículo GM Astra de placas KLF - 1841-Juazeiro/BA, conduzido por Francisco das Chagas Silva, 42 anos, foi encontrado no interior do pára-lama dianteiro esquerdo cerca de três quilos de pasta base de cocaína. A droga era oriunda da cidade de Cuiabá-MT e ia ser comercializada na cidade de Juazeiro-BA, provavelmente para abastecer o JUAFEST, carnaval da cidade que ocorre de 27 a 30 de maio.
Insp. Lopes Júnior

Prefeito de Lamarão tem que restituir R$ 140 mil ao Fundeb

Em sessão realizada na terça-feira (18/05), o Tribunal de Contas dos Municípios julgou procedente o termo de ocorrência contra o prefeito de Lamarão, Arivaldo dos Anjos Damião,(Gordo) em razão das saídas de numerários da conta do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica - FUNDEB, sem a devida comprovação, no exercício de 2007.
A relatoria determinou formulação de representação ao Ministério Público, ressarcimento aos cofres municipais do montante de R$ 140.640,00 e multa no valor de R$ 4 mil. Cabe recurso da decisão.
O termo de ocorrência foi lavrado após terem sido identificadas, através do relatório mensal complementar, as saídas de numerários da conta específica do FUNDEB, no valor de R$ 140.640,00, no mês de novembro de 2007, sem os documentos correspondentes de despesa.
Mesmo notificado do fato, o gestor não apresentou qualquer justificativa com o intuito de descaracterizar a irregularidade.

Fonte: www.tcm.ba.gov.br

Site hackeado

O site Jacobina Notícia (www.jacobinanoticia.com.br), do assessor de comunicação da Prefeitura de Jacobina, Noedson Ney, foi hackeado. A informação foi passada pelo mesmo em programas de rádio local.
Não é a primeira vez que o jornalista é alvo de hackers. Ano passado seu e-mail pessoal também foi alvo do mesmo crime, e posteriormente, usado para atingir pessoas de bem.
O site, que antes noticiava fatos de Jacobina e região, agora consta apenas de uma nota de abertura, certamente escrita pelo hacker e um chat com mensagens que além de ferir Ney, atingem pessoas que tem ligação profissional ou de amizade com o comunicador.
Por Tamara Leal.

Vasco anuncia Celso Roth como novo técnico

O Vasco anunciou nesta terça-feira (18) que Celso Roth será o novo técnico da equipe em substituição a Gaúcho, que ficou apenas dois meses no cargo.
De acordo com o comunicado do Vasco, Roth já vai treinar a equipe na tarde desta terça-feira (18) e, depois, será apresentado oficialmente. Gaúcho, que antes de assumir o cargo de treinador da equipe principal trabalhava nas divisões de base do clube, será auxiliar técnico.
Esta será a segunda passagem de Roth pelo clube carioca. Em 2007, ele comandava o clube quando Romário marcou seu milésimo gol. Naquele ano, o time fez um bom primeiro turno no Campeonato Brasileiro, mas caiu de rendimento na segunda metade da competição. Com isso, o técnico acabou demitido e o próprio atacante assumiu seu cargo interinamente.
Roth, que estava sem emprego desde que deixou o comando do Atlético-MG no final do Campeonato Brasileiro de 2009, será o terceiro comandante do Vasco em 2010. Vagner Mancini foi contratado no início da temporada para substituir Dorival Júnior, mas durou menos de três meses no cargo e caiu após o fracasso no Campeonato Estadual do Rio.

Estrada do Feijão: Dois morrem em acidente com ambulância

Uma ambulância da cidade de Presidente Dutra, placa JPV-4021, capotou no Km 237 da BA-052, por volta de 1h20 desta terça-feira (18), entre as cidades de Mundo Novo e Porto Feliz. No acidente, duas pessoas morreram e seis ficaram feridas. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) informou que a falta de revestimento asfáltico e a forte chuva que caía, provavelmente, foramm a causa do capotamento.
Ivaneide de Souza Rocha, 61, e Generosa Lemos da Silva, 66, morreram na hora. Silenandro Pereira Bastos, 61, e Edvânia da Silva Lima Oliveira, 39, tiveram ferimentos graves. Sofreram ferimentos leves, José Maria da Silva Oliveira, 44, motorista do veículo, Lúcia Paula Lemos, 29, e Maria Nívea Alves Machado, 44. (Informações do A Tarde, fotos: RF Notícias)

CAPIM GROSSO: Professores comemoram aprovação da Câmara

A sessão desta terça-feira (18), na Câmara Municipal de Vereadores de Capim Grosso foi marcada pela aprovação dos projetos de reforma do Estatuto do Magistério e Plano de Cargos e Salários dos professores, bem como do reajuste salarial para todos os servidores do município, reajuste esse que fez parte da pauta de reivindicações dos profissionais da educação em meio a paralisação das aulas do ano letivo em vigor.
O fim da greve só aconteceu mediante acordo entre a categoria e a Administração municipal representada pelo ex-prefeito Itamar Rios. A audiência contou com a presença de Joel, representante da Aplb Sindicato de Salvador e do mediador do encontro, o ex-promotor da comarca local, Gilder Oliveria atualmente atuando em Irecê.
Os projetos aprovados foram elaborados por uma comissão tripartite formada por representantes da categoria, encabeçada pela Aplb Sindicato, Secretaria da Educação e Câmara Municipal de Vereadores e passaram mais de um ano engavetados, mas diante da assinatura do TAC – Termo de Ajustamento de Conduta, documento elaborado pelo citado promotor, os projetos foram enviados para a casa legislativa e sem alterações por parte dos edis, ambos foram votados e aprovados por unanimidade, faltando agora a sanção do prefeito João Dias.
Na opinião de Adenildes da APLB foi mais uma grande vitória da categoria, mas o que vai realmente fazer a diferença na vida dos profissionais da Educação de Capim Grosso, será sem dúvida a aplicação de cada ponto dos projetos. Ela informou ainda que foram três anos de muito trabalho e embates em prol do reajuste e das reformas, “todos nós estamos felizes e orgulhosos por mais esse momento”, garantiu.
A APLB tem agora como meta ajudar alguns professores que estavam se graduando pela Universidade do Estado da Bahia através do “Rede Uneb 2000”, mas tiveram as aulas interrompidas no terceiro trimestre. Uma comissão de professores segue para a Uneb/Jacobina na tarde desta quarta-feira (19) com este objetivo.
Reportagem e foto de Arnaldo Silva.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Ponto Novo: Marcos Silva assume Prefeitura

O novo prefeito do município de Ponto Novo, Marcos Silva (PR), acaba de tomar posse durante solenidade na Câmara Municipal daquela cidade.
O ex-prefeito de Ponto Novo, Anderson Luz (PMDB), foi cassado, no último dia 11, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acusado de compra de votos e abuso de poder econômico e político para se eleger.
O placar final foi de seis votos a favor e nenhum contrário à cassação do peemedebista. Marcos Silva foi o segundo colocado nas eleições municipais de 2008.

Policiais civis entram em greve por tempo indeterminado nesta quarta

Conforme haviam anunciado na semana passada, os policiais civis da Bahia entram em greve geral por tempo indeterminado a partir desta quarta-feira (19).A greve busca a aprovação do Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 446/300, de 2009, que não entrou na pauta do Congresso Nacional até esta terça. A PEC prevê a criação de um piso salarial para policiais civis, militares e bombeiros em R$ 3,5 mil, nível médio, e R$ 7 mil, nível superior.
Segundo Carlos Lima, presidente do Sindicato dos Policiais Civil do Estado da Bahia (Sindpoc), a greve acontece nacionalmente. Além da Bahia, aderiram à greve Alagoas, Paraíba, Ceará, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. Goiás e Pará realizam assembleias esta noite para decidir se também entram em greve.
De acordo com a Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol), os líderes da Câmara dos Deputados criaram nesta tarde uma comissão para debater a PEC presidida pelo deputado Arlindo Chinaglia (PT/SP). Segundo o órgão, a previsão é de que a PEC que cria o piso salarial seja votada exatamente nesta quarta, em uma sessão extraordinária.
A Associação dos Policiais Militares e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra) informou que a PM não tem intenção de fazer nenhuma paralisação no momento. 'O assunto ainda não foi debatido em nenhuma assembleia', disse Marcos Prisco, presidente da associação.
Os únicos serviços que continuarão funcionando durante a greve são o flagrante delito e o levantamento cadavérico.

Oposição aprova fim da tarifa básica da telefonia na AL

A bancada de oposição na Assembléia Legislativa votou a favor e conseguiu aprovar hoje (18), na Comissão de Finanças e Orçamento da Casa, o projeto do deputado Álvaro Gomes (PCdoB) que acaba com a cobrança da assinatura básica dos telefones fixos no estado. O governo, através do líder Waldenor Pereira (PT), tentou impedir a votação, mas não obteve sucesso, já que o presidente da comissão, deputados Luis Augusto (PP), foi irredutível na defesa da proposta. Com a pressão, nem Álvaro Gomes apareceu na sessão. Votaram a favor os deputados Carlos Gaban (DEM), Arthur Maia (PMDB), Elmar Nascimento (PR) e Paulo Azi (DEM).
Gaban ainda afirmou que a oposição dispensa as formalidades para votar logo o projeto em plenário. “Abri mão, inclusive, de votar os meus requerimentos que pediam auditorias em empréstimos firmados entre o governo do estado e instituições financeiras, para que o projeto do deputado Álvaro Gomes fosse logo aprovado”, contou o democrata. Gaban já preparou, em nome da oposição, um requerimento pedindo a dispensa de formalidades para a votação do projeto do comunista.
TAMARA LEAL

César pede que candidatos ouçam a Marcha dos Prefeitos

POR TAMARA LEALO senador César Borges (PR-BA) pediu hoje (18) que os candidatos a presidente ouçam os prefeitos que participam da XII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que está se desenrolando na capital federal. De acordo com o senador, mais de 300 prefeitos baianos estão participando do encontro e pedindo, entre outras reivindicações, que a Câmara dos Deputados aprove a Emenda 29, que reparte os gastos dos municípios na área de saúde com estados e a União. César Borges saudou os participantes baianos em nome da prefeita Romildes Machado, de Cabaceiras de Paraguaçu, que visitou o Senado, e garantiu que estará junto com os prefeitos, repetindo a participação de 2009.
“Que os candidatos a presidente possam ouvi-los e assumam compromisso pela melhoria de vida nos municípios”, afirmou. Os candidatos são esperados para debater com os prefeitos nesta quarta-feira. De acordo com o senador, outro problema grave que os prefeitos enfrentam é a queda na arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Para agravar, o repasse está idêntico ao do ano passado, ou seja, o ano passado foi um ano reduzido e mantém-se a redução este ano”, explicou. César Borges também se comprometeu em votar por uma melhor redistribuição dos recursos do pré-sal, beneficiando todos os municípios do país, sem monopólio dos municípios produtores.

Filho de Lidinho é nomeado assessor de Gabinete de Antonio Araújo

O jovem ourolandense Sandro Freire, filho do ex-prefeito de Ourolândia, Eliud Freire de Melo (Lidinho), primo do polêmico vereador Eustáquio Neto (Neto de Lidinho) e do ex-prefeito Adinael Freire, foi nomeado na tarde desta terça-feira, 18, para o cargo de assessor de gabinete do prefeito Antonio Araújo.
O ato, que o prefeito chamou de administrativo, aconteceu no Auditório da Cooperativa Mista Agropecuária e além do gestor, contou com a presença de secretários, superintendentes, coordenadores, diretores e diversos outros colaboradores da Prefeitura de Ourolândia.
A posse de Sandro foi vista por todos como uma grande perda para o ex-prefeito Adinael e uma conquista para o grupo político de Araújo em virtude de ter passado pela aprovação do líder político maior, Lidinho, que até então, através do seu irmão, Neto, vinha fazendo oposição ao governo do atual prefeito.
Sandro foi recebido com muitos aplausos e em poucas e emocionadas palavras ratificou a aprovação do pai à sua nomeação.

VEREADOR É PRESO COM CARRO ROUBADO

Arnaldo Silva RadialistaO vereador da cidade de Santa Bárbara, no nordeste baiano, Hugo Luís de Jesus Júnior, 34, mais conhecido como Té de Hugo (PSL), foi preso em flagrante ao dirigir um carro roubado e com documentos adulterados.
A apreensão do veículo foi feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que abordou o Fiat Uno Placa Policial JPD-7420, de Salvador, na BR-324, perto do município de Tanquinho. Os policiais checaram a documentação e identificaram adulteração no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Os agentes também suspeitam que o motor pertence a outro veículo. O edil foi acusado pelos agentes da PRF de receptação e uso de documentação falsa. Detido na carceragem superlotada, o vereador não quis falar com a imprensa.
Informações do A Tarde.
Foto: Reprodução do Correio Feirense.

Caçamba capota em curva da estrada da Canavieira, em Jacobina

Imagens de Corino Urgente Uma caçamba da empresa Engefort capotou hoje por volta das 10h numa curva fechada, na Canavieira, estrada que liga Jacobina à Fazenda Itapicuru, e virou praticamente ferro retorcido, dividindo-se em várias partes.Não foi possível identificar a placa da caçamba por ter ficado sob as ferragens. Alguns pneus se separaram do veículo e ficaram a uma certa distância.Há sinais de fogo no local que foi apagado por populares com o uso de dois extintores que estão no local. A olhos nus, o caminhão teve perda total.
O motorista Jocinei Borges da Silva, de 27 anos (nascido em 23/11/1982), também conhecido "Mole Mole", que mora na casa 3, quadra 1, caminho 1, no bairro Jacobina IV, foi levado às pressas para a Clínica Santa Bárbara, onde se encontra internado em recuperação, não correndo risco de morte, segundo informações obtidas agora há cinco minutos.
O repórter Antônio Carlos, da Rádio Clube, conseguiu a identificação do nome motorista e a informação de que ele foi admitido pela empresa recentemente: 18 de abril deste ano.Segundo moradores, esse é o quarto acidente que ocorre naquela curva fechada na estrada.Pode ter ocorrido algum problema mecânico, pois há um quebra-molas a cerca de 50 metros de onde o caminhão capotou, saindo da estrada e invadindo cerca de 30 metros pelo matagal, após bater numa pedra gigantesca existente junto à pista. Com informações do repórter policial Antônio Carlos, da Rádio Clube.

Médicos querem uso medicinal da maconha no Brasil

Começa nesta segunda-feira (17), em São Paulo, um encontro científico internacional para discutir a criação de uma agência reguladora para o uso medicinal da maconha no Brasil. Atualmente, o país não permite que os princípios ativos da planta possam se transformar em remédios. A fundação de um órgão desse tipo é uma exigência da Organização das Nações Unidas.
Em países como os EUA, Canadá, Reino Unido e Holanda, a Cannabis já é usada como analgésico, estimulador do apetite ou para o controle de vômitos. Aqui, o grande defensor de terapias com a maconha é o médico Elisaldo Carlini, que organizou o evento. Segundo ele, as substâncias presentes na planta são muito úteis para serem deixadas de lado. "Há centenas de trabalhos científicos mostrando os efeitos terapêuticos da maconha", afirma. Carlini, porém, não é favorável à liberalização da maconha para uso recreativo. (Informações do G1)

VOX POPULI: Pesquisa anima apoiadores de Paulo Souto

A pesquisa Vox Populi sobre a sucessão estadual baiana foi divulgada ontem à noite pelo Jornal da Band. Ela registra crescimento do ex-governador Paulo Souto (DEM), que saiu de 29% para 32%, e queda do governador Jaques Wagner (PT), que tinha 44% na última pesquisa, feita em janeiro, e agora aparece com 41%.
O peemedebista Geddel Vieira Lima, que poderia ter faturado mais com as muitas alianças que construiu no mês passado, ganhou apenas um pontinho: tinha 8% e passou a contabilizar 9% das preferências. Bassuma, do PV, soma 1%
Na espontânea, quando não são informados ao eleitor os nomes dos candidatos, Wagner é citado por 21% das pessoas consultadas, Souto por 9% e Geddel por apenas 2%. A pesquisa, que tem margem de erro de 3,7%, animou os democratas, que apostam em uma eleição com dois turnos.

Polícia encontra corpo de homem que matou a esposa e os dois filhos em Paulo Afonso

A Polícia encontrou por volta das 14h30m desta segunda-feira (17), às margens da Cachoeira de Paulo Afonso, o corpo do funcionário aposentado da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), Jadilson Maia, 52 anos.
Jadilson matou brutalmente, com golpes de marreta, a esposa e os dois filhos do casal, com idades de 2 e 4 anos. Os corpos de Josiane Edna Monteiro, 35 anos, e dos filhos Jadson, 2, e Jonas, 4, foram encontrados, no último sábado 15, no interior da residência, com as cabeças dilaceradas.
Depois de ter praticado os crimes, ele teria cometido suicídio, pulando da ponte Dom Pedro II, nas águas do Rio São Francisco, uma altura de cerca de 90 metros.
Um pescador disse ter visto o corpo boiando e chamou a polícia. O corpo em avançado estado de gigantismo apresentava uma perfuração na cabeça, provavelmente provocado por um disparo de arma de fogo. O caso agora está sob a responsabilidade do departamento de Polícia Técnica e Polícia Civil. (Várzea Nova FM).

Homem é encontrado morto com vários golpes de faca em Várzea Nova

varzeanovafm.com.br
Foi assassinado a vários golpes de faca na noite do ultimo sábado dia 15, no povoado de Mata do Mel na cidade de Várzea Nova, o Sr Sandoval Miranda da Silva.
Na manhã do domingo (16), por volta das 7:00 horas da manhã, a Polícia Militar do município de Várzea Nova, sob o comando do SGT Fagundes, recebeu informações de que teriam encontrado um homem morto, na estrada que liga o povoado de Mata do Mel a Fazenda três Marias. Morto a vários golpes de faca, o corpo foi identificado como Sandoval Miranda da Silva, agricultor de 43 anos.
Após os peritos fazerem o Levantamento do cadáver, a policia Militar informou que o crime teria ocorrido entre as 19:00 e 20:00 horas do sábado dia 15.
Nenhuma das pessoas ouvidas no local souberam informar algo referente ao fato, causas ou motivos que teriam levado a este assassinato.

Edimilson Júnior (Com informações da Polícia Militar de Várzea Nova)

segunda-feira, 17 de maio de 2010

PM de Serrolândia apreende 27 papelotes de cocaína

Fotos e reportagem do Sargento Messias
Sábado, 16, por volta das 22h, numa blitz comandada pelo sargento Messias na BA que liga Serrolândia a Várzea do Poço, foi apreendida um moto CG 150 placa DZU-0735, licença de São Paulo, em poder de Elvis Silva dos Santos, 18 anos, residente em Várzea do Roça e "Jardel Gordo", residente também em Várzea da Roça.
Na abordagem o “Jadel Gordo” conseguiu escapar da guarnição e caiu no matagal, como era escuro tomou rumo ignorado. "O outro acusado foi apresentado de imediato a seus parentes aqui em Serrolândia em virtude de não termos encontrado praticando nenhum delito. No dia seguinte recebemos um ligação anônima de Várzea da Roça, que o Jardel e Elvis estavam abstecendo a região com drogas escondidas no porta chaves da moto apreendida na diligência. Constatamos a veracidade da denúncia da droga pertencente ao Jardel Gordo encontrando 27 papelotes de cocaína e uma pequena quantidade de maconha. A droga bem como a motocicleta foram encaminhados para Delegacia e encontram-se à disposição do Dr Humberto que já investiga a participação desses elementos no tráfico de intorpecentes e outros crimes como homicídios na região.
Hoje, 17, por volta das 12h, através de investigação do Dr Humberto, uma guarnição da Polícia Militar de Várzea da Roça conseguiu interceptar o Jardel Gordo e numa troca de tiros conseguiram prender o acusado que foi recambiado para a cadeia pública de Serrolândia. O elemento foi apresentado ao Dr Humberto, delegado titular da investigação que aplicou o flagrante delito.
Segundo informações de um policial militar, o flagrado saiu da cadeia pública há dois meses, onde estava preso envolvido em assaltos, homicídios e formação de quadrilha. Vamos dar continuidade nas blitz no combate às drogas, mas precisamos de denúncia por parte de todos".
Manoel Messias Barreto de Oliveira - SGT PM
Comandante do DPM

IMAGEM E FRASE DO DIA:

Enviado pela internauta Carla Cinara.Não interessa como foi a farra.. .
Volte pra casa sempre de cabeça erguida !!!

SAC’s ABREM 125 VAGAS NO INTERIOR DA BAHIA

Candidatos devem ter idade mínima de 18 anos e nível médio completo. A remuneração mensal oferecida é de R$ 827. A jornada semanal de trabalho é de 30 horas.
As vagas estão distribuídas entre as cidades de Alagoinhas (4), Barreiras (4), Brumado (15), Camaçari (4), Eunápolis (4), Feira de Santana (20), Ilhéus (5), Irecê (15), Itabuna (5), Jacobina (4), Jequié (4), Juazeiro (4), Lauro de Freitas (5), Porto Seguro (5), Santo Antonio de Jesus (5), Senhor do Bonfim (4), Teixeira de Freitas (8) e Vitória da Conquista (10).
As inscrições serão realizadas entre os dias 17 e 20 de maio, por endereço www.selecao.uneb.br/sac. No momento em que esta matéria foi publicada, o site ainda não estava funcionando.
A taxa de inscrição custa R$ 25. A seleção terá provas. O exame, com questões de português, matemática, atualidades e informática será aplicado no dia 13 de junho, no turno da tarde. Os contrato de trabalho são temporários. Os aprovados poderão permanecer exercendo função nos SACs pelo prazo máximo de quatro anos.
Blitz Total – Jacobina FM.

EMBASA DIVULGA RESULTADO FINAL DO CONCURSO

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), divulgou na edição de fim de semana (15 e 16 /05) do Diario Oficial o resultado final do concurso e já pode anunciar as primeiras convocações. O processo seletivo ofereceu 2.271 vagas de níveis médio e superior em toda a Bahia. Mais de 155 mil candidatos participaram do concurso, que ofereceu postos de trabalho com salários de R$ 883 a R$ 4.091, clique aqui e conheça o resultado.

FUTEBOL: COPA 13 DE JUNHO, mais uma rodada de final de semana

Reportagem e fotos de Marquinhos Lima
Neste domingo, 16, Flamengo e Cruzeiro, ambos de Lagoa do 33, se enfrentaram pelo grupo “A” da Copa 13 de Junho, no Estádio Municipal de Ourolândia e o jogo terminou 1x1. O Flamengo saiu na frente aos 39 minutos do 1º tempo, gol de Willian. O Cruzeiro empatou logo no inicio do 2º, aos 3 minutos, com Minga. O empate garantiu vaga na próxima fase ao Juventus da sede que aguardava o resultado assistindo de camarote.
A outra vaga do grupo A será decidida no 30/05 no jogo Flamengo X Alagadiço. Flamengo e Cruzeiro ainda têm chances e o Alagadiço foi rebaixado para a 2ª divisão em 2011.

314 pagantes proporcionaram uma renda de R$ 628,00 reais.
Reforços
O Flamengo contou com reforços: Henrique, Dieguinho, Nei e Van Van (Lages do Batata), Tuquinha, e Nem Brega, (Jacobina).
Reforçaram o Cruzeiro: Jô, Vitinho, Zé Ailton (Jacobina) e Dica (Irecê).
Escalações
Flamengo: Fábio, Vanvan, Henrique, Flazinho, Tuquinha, Rone, Nei, Nem Brega (Bruno), Dieguinho, Jeffson e Willian (Marcel). Téc. Antonio Carlos (Balaio).
Cruzeiro: Legal, Theno, Roberto, Ed Carlos, Jô, Binho, Vitinho, Zé Ailton (Bentinho), Marcos, Dica e Minga. Téc. Gel Paulo.
Cartões amarelos, Nem Brega e Henrique (Flamengo) e Marcos, Ed Carlos, Binho, Theno e Bentinho (Cruzeiro). O Cruzeiro ainda teve o Técnico Gel Paulo Expulso.
Arbitragem
Árbitro Central, José Carlos Francisco Chagas Assistente I, Clodoaldo Pereira da SilvaAssistente II, Carlos Almeida os Santos4ª árbitro, Paulo Amorim Sampaio5ª árbitro, Janete do Espírito Santo Pinto.

SÁBADO: também 1X1
No sábado, pelo grupo “B”, no mesmo estádio, Bahia (Sede) e ADEB (Baixas), terminaram em 1x1. O Bahia saiu na frente logo no primeiro minuto de jogo depois da falha do zagueiro Darlan, a bola sobrou livre para Guimazinho tocar por cima do goleiro Tarcísio. Logo em seguida o time teve outras várias chances de ampliar, mas desperdiçou todas. o ADEB também perdeu muitas oportunidades de empatar ainda no 1º tempo, mas o gol só saiu aos 30 da 2º etapa em cobrança de pênalti, o zagueiro Mar do Bahia colocou as mãos na bola dentro da área, Sandro converteu para o ADEB que passou a ser a primeira equipe classificada para a segunda fase da competição.
214 pagantes proporcionaram uma renda de R$ 428,00 reais.
Reforços
O Bahia, reforços: Ordavio e Lima (Lages do Batata), Nidinho (Várzea Nova), Cara de Vaca (Jacobina) e Guimazinho (Capim Grosso).
O Adeb também buscou se reforçar com Tarcísio, Kiko e Sandro (Jacobina) Agrício, Darlan e Geovaldo (Umburanas).
Escalações
Bahia: Ademir, Léo (Tourinho), Mar, Ordavio, Bosquinho (Manezinho), Zé Adilson, Nidinho, Lima, Manoel, Cara de Vaca, Guimazinho. Téc. Sebastião Virgíneo (Neném).
Adeb: Tarcísio, Tita, Agrício, Darlan (Jailton), Geovaldo, Tetê, Alex, Kiko (Edinho), Junior, Sandro, Maciel (Aelson). Téc. Gamaniel FélixCartões amarelos: Manoel, Zé Adilson, Mar, Cara de Vaca (Bahia) e Darlan, Agrício e Edinho (ADEB). Recebeu o cartão vermelho Mar do Bahia.
Arbitragem
Árbitro Central, Evangelista Gabriel MirandaAssistente I, Nivaldo Martins SantosAssistente II, Dion de Jesus Oliveira4ª árbitro, Walter Rodrigues Porto Neto5ª árbitro, Elaine Veras Amorim.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A jornalista Tamara Leal, do Jornal A Semana de Jacobina, que publicou em sua edição da semana passada um editorial afirmando estar se despedindo do público, nos enviou uma nota respondendo matéria publicada no Site Corinourgente, pelo seu editor Corino Alvarenga, onde explanou sua opinião sobre a fechamento do Semanário. (Clique no link e veja a nota de Corino: http://blogdeourolandia.blogspot.com/2010/05/jornal-semana-para-de-circular.html)
Diz a nota de Tamara:
"Dever de informar!!!

Em texto publicado neste site, o colega fez um breve relato da vida de quatro dos jornais impressos de Jacobina, jornais estes que ajudaram a fazer e registrar a história desta região, seja publicando fatos, fazendo denúncia ou cobrando de políticos e da sociedade seus deveres e apresentando seus direitos. Parecia que o comunicador apreciava o fechamento de mais um veículo de comunicação, veículo este que o teve como um dos seus colaboradores, assim como todos os outros.
O que mais me impressionou foi a rápida e tendenciosa definição destes veículos, em especial a do A Semana. Resumido apenas: “encerra um ciclo de um jornal claramente político-partidário a favor do grupo comandado pelo ex-prefeito Rui Rei Matos Macedo (PMDB), Juliano de Carvalho Cruz (PR) e cia”. Desrespeitando a história dos profissionais que por ele passaram. Os profissionais que entre outras editorias, escreveram sobre esporte, polícia, cotidiano, economia e entretenimento.
Daí pergunto: Nobre colega qual o veículo de comunicação que não tem uma tendência política? Veja? O Globo? Isto é? Que jornal? Que programa? Que rádio? Que site? E aí não vale desinformar e dizer que o CorinoUrgente não o tem. Voltamos apenas a um ano de nossa recente história, ocasião em que surge o blog CorinoUrgente, único e exclusivamente como forma de denunciar a prefeita Valdice Castro e o seu esposo, o ex-prefeito de Jacobina, Leopoldo Passos, por os mesmo terem preterido seus serviços pelo do, também bloguista, Noedson Ney, atual assessor de comunicação, que supostamente havia tomado seu lugar. Tanto que o primeiro entrevistado do blog foi o ex-prefeito e maior rival político do casal, Rui Macedo.
E nesta linha permaneceu o blog CorinoUrgente por cerca de quatro meses, se não mais, a única notícia que encontrávamos era política, política e política. Uma política tendenciosa, embasada apenas na raiva e vingança. Por sorte, o blog que nasceu apenas para atacar o casal de políticos, chegou preenchendo uma lacuna... A comunicação on-line não era tão explorada na região, como devia.
Por sorte,repito, a vingança se tornou em um rentável meio de comunicação, que ao contrário de um jornal impresso sem gráfica, como é ou era ocaso do A Semana,pois a associação continua viva e o editorial fala em até logo e não adeus, tem uma despesa mensal em torno de R$ 10 mil. Um blog, cerca de R$ 50,00 gastos com a hospedagem.
Lamento por Jacobina, que perde um jornal que havia se tornado referência, ganhando todos os mais importantes prêmios, com uma boa carta de clientes (assinantes, anunciantes e vendas em bancas). Lamento por sua postura, lamento... Perdem os jacobinenses, perdem os profissionais de comunicação, pois é um veículo a menos para prestação de serviço, perde a democracia.
O que escrevo não é pessoal, temos uma boa relação de amizade. E o colega sabe mais que ninguém, que na maioria das vezes sair de um veículo impresso e enfrentar novos desafios é muito mais rentável financeiramente. Você que o diga...
Ressalto que não é pessoal, mas a nota atingiu todos aqueles que gostam do A Semana e posso informar que não são poucos, bem como aqueles que tem um pouco de massa cinzenta e sabem que por mais independente que seja a imprensa teve, tem e sempre terá um pequena ou grande tendência política, uma linha editorial a seguir... De antemão te informo que outros jornais surgirão. Este é o ciclo normal da comunicação!!! Mas como comunicadora sempre vou lamentar quando um destes veículos fechar, assim como o fiz quando o Encarte fechou, mesmo na ocasião sendo recém chegada à Jacobina. O mesmo sentimento se repetiu em duas ocasiões, no fechamento do Primeira Página e, agora, em especial no do A Semana. Sentimento que sempre se repetirá!!!
Tamara Leal
Jornalista DRT – BA 2097"

DENÚNCIA: Água do Programa “Água Para Todos” estaria sendo distribuída de forma irregular em Várzea Nova

O morador da comunidade de Boa Esperança no município de Várzea Nova, Senhor Adriano Moreira Moura, enviou uma carta ao Programa Boca Livre da Rádio Várzea Nova FM, nesta sexta-feira, 14, fazendo uma denúncia grave contra os responsáveis pelo Sistema Simplificado de Abastecimento de Água do povoado que, de acordo com as informações de moradores, foi instalado pela Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb) fazendo parte do Programa “Água Para Todos”.
Segundo a carta, e ainda outros moradores que ligaram para o programa confirmando a denúncia, a operação de distribuição da água é de responsabilidade da Prefeitura, mas a pessoa que opera o sistema, que também seria um morador da comunidade, vem fazendo o serviço de forma irregular cobrando uma taxa de R$ 5 reais e ainda discriminando parte da pequena população da comunidade.
Adriano afirma que o operador se aproveita da prerrogativa de ser o responsável e abastece dois reservatórios de 16 e 10 mil litros (que seriam de sua propriedade) e ainda molha um sistema de irrigação de capim na sua fazenda deixando os outros moradores com pouca ou ainda sem água, com sede e com as pequenas plantações morrendo.
Ele pede providências ao prefeito Érico Moreira o Tica, pois entende ser uma humilhação o que o administrador do poço está fazendo com os outros moradores.