sábado, 10 de abril de 2010

Vaquejada do Parque São Francisco em Catarina acontece neste final de semana

Vaquejada de Catarina -38 anos de tradição
No ano de 1972 um grupo de amigos, amantes do esporte, moradores do Povoado de Catarina e adjacências, na região do então Distrito de Ouro Branco, ainda município de Jacobina, buscando diversão naquelas terras áridas e de pouca opção de entretenimento, juntaram-se e fizeram uma Festa de Vaquejada.
Doravante a brincadeira não mais parou e neste final de semana, 10 e 11 de abril, com a realização do 17º Bolão de Vaquejada do Parque São Francisco, datará 38 anos completados deste evento que virou tradição na Região.
Serão mais de R% 6 mil de prêmios em dinheiro e ainda a premiação em troféus. O bolão vai ainda premiar a categoria “amador” com 50% para o vencedor.
As informações podem ser obtidas através dos telefones: 74 8809 3200 (Bertinho); 8809 3338 (Neto); 74 3681 5023 (Zé Raimundo). A Festa de Vaquejada do Parque São Francisco é uma realização do Grupo JLS com apóio da Prefeitura de Ourolândia.

CRÔNICA DO DOMINGO..

Pra você não esquecer que em Ourolândia não tem sinal de telefonia celular... Sé é que se pode esquecer de uma aberração dessas!!!!
Oi! Nem "CLARO" nem ESCURO....

A falta de celular e a estratégia do Biléu... (essa foi de “lascar o cano”)
Noite de lua bonita, clima gostoso, sexta-feira, o prefeito Antonio Araújo e diversos colegas da Prefeitura, residentes na sede do município, se encontravam com outros residentes em povoados, numa festa que acontecia na comunidade de Aurora, a convite do amigo Darlan, na comemoração ao aniversário de maioridade de um dos seus filhos.
Almir Voz e Violão fazia o som ao vivo e num dado momento da festa o cantor para o show e avisa que fará um intervalo de 10 minutos.

A área, que estava repleta de convidados e mesas, por alguns segundos fica silenciosa. Nisso um aparelho de celular toca e o seu dono atende!!!... Pareceu coisa do outro mundo!!!!!!... Os moradores da sede, ficaram quase sem acreditar que ali estava alguém atendendo uma ligação via telefonia celular!!!
Pra quem não sabe, por incrível que pareça, na sede do município de Ourolândia, a esta altura da existência humana ainda não existe sinal de celular, contudo em quase todos os povoados tem o bendito sinal.

E nisso alguns dos moradores da sede quando viram o rapaz atendendo um celular no Aurora aproveitaram a presença do alcaide na festa e caíram numa cobrança: “PREFEITO O SENHOR TEM QUE DÁ UM JEITO NISSO! AQUI NO AURORA PEGA SINAL DE CELULAR E NA SEDE DO MUNICÍPIO NÃO PEGA! ISSO É UMA VERGONHA, PREFEITO!!!”
O prefeito, meio sem ter o que dizer, tentou balbuciar uma defesa, mas tomaram a voz novamente e continuaram com a cobrança.

Emanoel Santos Luz, o Biléu, que estava sentado ao lado, vendo a aflição de Antonio Araújo, prefeito, tomou a palavra e em tom de voz alto, saiu com a maior da noite:
“MINHA GENTE! EU QUERO QUE OS SENHORES VEJAM QUE ESSE CASO DO CELULAR, SÓ FUNCIONAR NO INTERIOR DE OUROLÂNDIA, NADA MAIS É QUE UMA DEMONSTRAÇÃO DA DESCENTRALIZAÇÃO DO PODER EM NOSSO GOVERNO!!!”...
Todos caíram na risada e foi nesse momento que Almir voltou a tocar e, coincidência ou não, cantou a música, "Parabéns pra você", para o aniversariante!
José Carlos Benigno

sexta-feira, 9 de abril de 2010

AMPC REALIZA MAIS UM CONGRESSO

A Associação dos Municípios do Piemonte da Chapada (AMPC) realizará na próxima terça-feira, 13, no Auditório da Associação Comercial e Industrial de Jacobina (Acija), o Primeiro Congresso Piemonte de Soluções para Administração Pública.
Serão abordados temas como: Principais problemas detectados pelo TCM a cargo do inspetor do Tribunal de Contas, Rogério Cerqueira de Souza; Soluções para a administração pública (fluxo da despesa com o Siga com o contabilista Antonio Sampaio, diretor do Grupo Êxito Consultoria Públicas); e o Sistema Integrado de Auditoria (Siga) (benefícios e sanções sob a responsabilidade do técnico Antonio Dourado da Coordenadoria de Assistência aos Municípios).
O diretor do Órgão, Luciano Gallo, avisa que o evento será aberto à participação de todos os membros das Prefeituras e Câmaras de Vereadores de toda região do Piemonte. A inscrição é grátis.

Ambulância da SAMU é recebida em clima festivo em Ponto Novo

O município de Ponto Novo recebeu no dia de ontem uma ambulância da SAMU, trazida de Salvador pelo prefeito Anderson Luz. Na chegada, uma carreata, muitos fogos, buzinas, anunciavam a chegada da ambulância.A ambulância recebida, atenderá ainda aos municípios de Itiuba e Filadélfia, porém ficará em Ponto Novo de onde deverá sair para atender aos demais municípios nos casos de necessidades específicas. Segundo o prefeito Anderson Luz, a ambulância deverá estar em plena atividade no prazo aproximado de dez dias. (portalsoagitos)

Prefeitura de Caldeirão Grande constrói PSF em Vila Cardoso

A prefeitura municipal de Caldeirão Grande estará entregando em breve um Posto de Saúde na comunidade de Vila Cardoso . A moderna obra vem de encontro ao anseio da comunidade, que há muito tempo sonhava com uma melhor qualidade de saúde. O posto beneficiará além de Vila Cardoso outros povoados próximos, atendendo as necessidades da população de Vila Cardoso (KM 30), através de uma equipe médica totalmente capacitada e capaz de desenvolver um serviço de boa qualidade. O referido empreendimento trata-se de um antigo sonho dos moradores daquela localidade que com a administração da prefeita Aparecida Martins e do vice Paulo Bezerra,ver esse momento se tornar uma realidade.Ainda fazem parte do projeto, uma sala ampla para recepção dos pacientes, consultórios médicos, farmácia, sala de arquivo, banheiros e entre outros. A obra esta em fase final e brevemente será entregue e os moradores terão um atendimento médico próximo de suas residências , melhorando o atendimento e proporcionando mais conforto a população, diminuindo assim o numero de pessoas que procuram outros postos.(Notícia Livre) Foto: Jorge Macedo

SÁBADO (10) É O DIA D DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE A

A população de Ourolândia dentro das condições e faixa etária que ainda não foi vacinada contra a gripe "A" terá uma nova oportunidade de ser imunizada neste sábado (10), quando acontece o Dia "D" de Vacinação Contra a Influenza A.
Os doentes crônicos em qualquer idade, grávidas em qualquer período de gestação, crianças de seis meses a menos de dois anos, adultos de 20 a 29 anos e profissionais de saúde – podem se vacinar contra a gripe A, das 8 às 17h, em qualquer um dos Postos de Saúde do Município.

As informações são da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ourolândia e da Secretaria de Saúde.

ADAB E VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO NO ABATE CLANDESTINO DE ANIMAIS EM FILADÉLFIA

(arnaldosilvaradialista.com)
Os comerciantes de carne do município de Filadélfia, serão fiscalizados em suas atividades de abate de bovinos, alguns que ainda utilizam a forma clandestina deverão se organizarem para somente comercializar carne procedente de matadouros inspecionados.
A determinação foi apresentada pelo representante da ADAB, Doutor Henrique durante reunião com alguns Açougueiros, Prefeito João Luiz e vereadores, que aconteceu na última segunda-feira na câmara de vereadores e também em entrevista na terça-feira na rádio Várzea do Curral FM, no programa conexão 104, do apresentador Luiz Carlos. Doutor Henrique ressaltou que a fiscalização será realizada com o intuito de combater à comercialização de carne de procedência imprópria no município, ainda esclareceu que a comercialização de produto impróprio ao consumo constitui crime, com pena de dois a cinco anos de detenção. “A fiscalização estará sendo intensificada por termos informações de que pessoas estão abatendo animais clandestinamente na zona rural sem nenhuma higiene adequada, e também elementos estão aproveitando e invadindo propriedades rurais roubando e abatendo animais de forma irregular, sem contar em pessoas que nunca praticaram a venda do produto agora estão se aproveitando da situação.
Do FiladelfiaEmNoticias

ASSALTADO ÔNIBUS QUE FAZ LINHA MIGUEL CALMON/SÃO PAULO

(arnaldosilvaradialista.com) Em menos de 5 horas, após assalto cometido contra passageiros de um ônibus da empresa Gontijo, que seguia de São Paulo para Miguel Calmon, policiais militares conseguiram prender Jedson de Jesus Almeida, 23 anos. O assalto aconteceu na madrugada desta terça-feira, 6, quando o ônibus passava em um quebra-molas no bairro Novo Horizonte, na BR-116, em Feira de Santana. O roubo foi praticado por seis homens.
De acordo com o motorista Delcí Portugal, os assaltantes ficaram na pista e o forçaram ele a parar o veículo. Os criminosos subiram e obrigaram o motorista a pegar uma estrada vicinal, onde saquearam os 13 passageiros, levando inclusive algumas bagagens. "Antes de fugir um deles me deu um murro na boca. Depois me mandaram ir embora com o ônibus, no caminho encontramos uma viatura que acionou reforço e nos acompanhou até a delegacia”, informou.
Diligências foram feitas nos bairros próximos e, no inicio da manhã, os policiais conseguiram prender Jedson que estava com um revolver calibre 38, além de R$ 250,00 em dinheiro, cartões de crédito e outros pertences dos passageiros, que fizeram o reconhecimento do assaltante na delegacia.
Jedson alegou que sua participação na ação foi apenas dar cobertura aos comparsas, que após o assalto teriam dividido o tudo que foi roubado. “Foi a primeira vez que participei. Não sei o que me deu”, disse.
O delegado Madson Sampaio, titular da 2ª delegacia, autuou o acusado por assalto. As vítimas foram ouvidas e seguiram viagem no final da manhã desta terça. Eles não quiseram falar com a imprensa.

Reportagem: Alean Rodrigues/Sucursal Feira de Santana - A Tarde Online.
Foto: Jorge Magalhães.

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE) E SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS (SPE)

Professores, estudantes e profissionais de saúde de todo o país têm até o dia 19 de abril para inscrever trabalhos nas Mostras do Programa Saúde na Escola (PSE) e Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE). Nas exibições, que ocorrem de 13 a 15 de junho em Brasília (DF), serão debatidas questões voltadas à atenção, promoção e fortalecimento de ações voltadas à saúde na escola. Temas como alimentação saudável, atividade física, prevenção ao uso de álcool e outras drogas fazem parte da programação. Durante as apresentações, os participantes terão ainda oportunidade de trocar conhecimento sobre promoção da cultura de paz, prevenção das violências, saúde sexual e prevenção das DST/aids, entre outros temas. As inscrições podem ser feitas no www.aids.gov.br/saudenaescola2010. A partir de 06 de abril o site também vai disponibilizar um link para solicitação de bolsas. O apoio poderá ser integral (passagem, alimentação e hospedagem) ou parcial (hospedagem e alimentação).

Polícia Civil realiza Operação Braquiara em Capim Grosso e prende oito pessoas

DO BLITZ TOTAL - Reportagem e fotos Reinan Moreira
Presos na Operação Braquiara

Multidão se aglomerou em frente da Delegacia de Capim Grosso

A delegacia de Capim Grosso ficou pequena depois de uma operação intitulada de Braquiaria, dos departamentos DRFR (Furtos e Roubos) e Denarc (Narcotráfico), da Polícia Civil de Feira de Santana, realizada em Capim Grosso, que resultou na prisão de oito pessoas, acusadas de estarem envolvidas em porte ilegal de armas, adulteração de veículos, tráfico de drogas e falsificação de cigarros.

A investigação foi comandada pelo delegado Dr. Alexandre Nalita e Dr. Fábio Lordelo. Foram expedidos quinze mandados de busca e apreensão pelo juiz Dr. Marcos Ledo, que teve como objetivo quebrar uma ligação entre pessoas da cidade e Feira de Santana, pois, segundo o Delegado Fábio, essa corrente existe há vários anos, sendo a investigação baseada no fato de acontecerem crimes idênticos nos dois lugares.
Foram presos Nilton Cruz, Josué, Jackson, Ednonzinho, Cristovam, Israel, Ivanildo e Valter. Sendo encontrada com os detidos uma moto Honda Titan CG 150, de cor vermelha, placa policial JSD 2636, de Feira de Santana, onde os policiais identificaram que o chassi estava adulterado, outra Honda Broz 150 KS, de cor vermelha, placa policial JSD 0669, de Lençóis, que seria periciada, e uma Yamaha Factor, de cor preta, placa policial JRV 2695, de Capim Grosso, necessitando também averiguação. Alem de cinquenta e cinco papelotes de cocaína, cinqüenta e sete mil reais em dinheiro, cheques de vários bancos, diversos pacotes de cigarros falsificados, duas espingardas calibre 12, três revolveres calibre 38, com várias munições, e duas pistolas, sendo uma de cor preta e outra prateada.

O delegado Dr. Fábio insinuou que alguns dos presos podem estar envolvidos em roubos, “existem indícios que as armas eram utilizadas para a prática de assaltos”, explicando ainda que é comum o uso dessas armas pelo fato de ser fácil encontrar as munições. A operação durou três meses de investigação e foi executada também pelos delegados Dr. Mateus Souza, titular da 1ª Companhia de Polícia de Feira de Santana, delegada da 3ª CP, Drª Márcia Pereira, e o titular da Delegacia Regional de Furtos e Roubos Dr. Marcelo Marques Novo, além do Delegado de Jacobina Dr. Raniere Barbosa, apoiados por aproximadamente 70 policiais, divididos em 17 viaturas.

Lordelo agradeceu a comunidade pela colaboração com a operação, salientando que é importante as pessoas serem parceiras da polícia e não terem medo dos agentes. Conforme o coordenador, as investigações irão continuar e outras operações iguais a esta podem acontecer a qualquer momento. Essa foi considerada uma das maiores já realizadas em Capim Grosso, pois outras pessoas acusadas faltam serem encontradas, que não tiveram seus nomes divulgados para não atrapalhar na conclusão do inquérito.

O grupo ainda não vai responder por formação de quadrilha pelo fato de não existir prova de ligação de um preso com outro, apesar da droga ter sido encontrada em mãos de pessoas diferentes e possuírem embalagens idênticas, porém a polícia afirma que vai acontecer uma verificação. (colaboração de Reinan Moreira)

quinta-feira, 8 de abril de 2010

25 anos depois José Sarney deverá reassumir a Presidência do País

Pela primeira vez, desde março de 1990, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), assumirá a Presidência da República. Ele reassume o cargo no domingo (11) à noite, quando o presidente Lula viaja para Washington, onde participará da reunião de cúpula sobre segurança nuclear. O vice-presidente José Alencar, que terá compromissos em Montevidéu no mesmo período, não poderá assumir a Presidência, caso queira concorrer em outubro, da mesma forma que o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), o segundo na linha sucessória. Em função desse quadro, Sarney assume o lugar de Lula 25 anos depois de ter passado a comandar o país em função da doença e morte do presidente Tancredo Neves. Questionado sobre o fato, o senador afirmou que ocupará a vaga apenas de maneira protocolar. As informações são do jornal O Globo.

PETROLINA E JUAZEIRO: Chove em um dia mais que o previsto para o mês de abril

Por Cristina Laura
Do A TARDE On Line


A chuva que caiu na noite desta terça-feira, 6, em Juazeiro (a 500 Km de Salvador), desabrigou seis famílias e provocou alagamentos em vários pontos da cidade. Segundo o Laboratório de Meteorologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a cidade registrou, entre a noite de terça e a madrugada desta quarta-feira, 7, a mais forte chuva dos últimos 98 anos.

De acordo com a previsão da Univasf, abril deveria registrar o máximo de 52 milímetros de chuva. Mas só na noite de terça, choveu 77,5 milímetros, mais que o previsto para todo o mês. O temporal foi causado pela conjunção de alta temperatura e o alto índice de umidade relativa do ar.

As famílias desabrigadas moravam em casas de taipa, numa área de difícil acesso, e foram levadas pela Defesa Civil para o prédio da Associação de Moradores da Vila Tiradentes. O coordenador de Defesa Civil, Adalberto de Carvalho, informou que o órgão está atendendo todas as ocorrências registradas. A população foi surpreendida, pois as chuvas previstas para o período deveriam ter acontecido entre os meses de novembro e março.

As chuvas deixaram visíveis os problemas de infraestrutura dos bairros e trouxeram à tona as dificuldades enfrentadas pelos moradores de áreas onde não existe calçamento. No bairro Malhada da Areia, por exemplo, alguns moradores tiveram que deixar as casas com sapatos nas mãos e driblar as poças de lama. Como fez o aposentado José Francisco da Silva, de 87 anos, e a esposa Maria Auxiliadora dos Santos, de 54. Ela conta que os dois moram numa casa de taipa na Rua 3 e toda vez que chove, a água invade a casa.

Segundo o secretário de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos, Ailton Cadeia, a prefeitura está limpando canais e desobstruindo locais que foram afetados pela chuva. “Estamos realizando vistorias nos bairros e identificando os problemas para que sejam contidos”, explica o secretário.

Previsão - A frente fria deve chegar a Salvador na quinta-feira, 8, mas a Defesa Civil acredita que o volume de chuva seja menor do que o registrado no Rio de Janeiro, ficando por volta de 50 milímetros. O subsecretário para assuntos de Defesa Civil, Osny Bonfim, pediu à população para manter vigilância sobre possíveis sinais de deslizamento de terra.

Choveu forte em Ourolândia

Choveu forte na madrugada desta quarta-feira, 07 em Ourolândia. A precipitação pluviométrica começou por volta das 05h30min, indo até as 07horas, alagando diversas ruas na sede como também em diversos povoados. “Em alguns lugares os pluviômetros chegaram a registrar até 80 milímetros de chuva”, disse Neitom Oliveira, morador do Distrito de Lagoa do 33 e vice prefeito do município.

O cardiologista Rui Macedo passa a atender também em Ourolândia as quartas-feiras

A Prefeitura de Ourolândia, através da Secretaria de Saúde, contratou mais um médico para atender no município. Trata-se do cardiologista Dr. Rui Macedo que passa a atender na Unidade Avançada de Saúde situada à Avenida Alvino Rodrigues, todas as quartas-feiras em regime de plantão.
Macedo foi recebido em Ourolândia com um café da manhã nesta quarta-feira, 07, na Unidade de Saúde onde vai atuar, pelos novos colegas da Prefeitura numa rápida solenidade de apresentação que contou com a presença do prefeito Antonio Araújo, da secretária de Saúde Josicléa Rebouças, do secretário de Administração José Carlos Benigno, da encarregada do Setor de Recursos Humanos Zilda Rosa, da coordenadora da Unidade Mauridete dos Santos, do médico Jorge Franco, da enfermeira Márcia Borges, do enfermeiro Junior Alves, da médica Maria Lúcia, da Dra. Maria das Graças, dos superintendentes Antonio Neto (aniversariante do dia) e João Ricardo, dos diretores de Planejamento Wellington Lino e José Macedo, lideranças políticas, empresários, coordenadores, diretores e ainda diversas outras pessoas que foram recepcioná-lo.

MAIS UM ANO DE VIDA...

Completou mais um ano de vida ontem, quarta-feira, 07 de abril, o superintendente de Administração da Prefeitura de Ourolândia, Antonio Neto.
Tony, como é carinhosamente conhecido por todos, recebeu o carinho das filhas, da esposa, dos familiares e amigos.
Nossos sinceros votos de que esta data se repita por longos anos com muita paz, saúde, prosperidade e a presença constante de Deus em sua vida!

Governo baiano deixa de gastar R$ 76,3 mi do Fundo de Combate à Pobreza em 2009

O Estado da Bahia gastou apenas R$ 270,9 mi da receita total de R$ 347,3 mi do Fundo de Combate à Pobreza no ano de 2009. É o que informam demonstrações contábeis do Estado, nas notas explicativas do Balanço de 2009, publicadas no site da secretaria estadual da Fazenda (Sefaz).
O fato de o Fundo ter virado o ano com um superávit de R$ 76,3 mi por falta de investimento no setor por parte do governo deixou boquiabertos diversos segmentos sociais que trabalham diretamente com o enfrentamento da questão da pobreza na Bahia.
Em email ao Política Livre, importante liderança da área que pediu para ter seu nome preservado ironizou o que considerou uma situação “sui generis”. “A pobreza no Estado da Bahia foi erradicada? Como um Fundo com esta destinação o Estado não consegue gastar?”, questionou.
O Fundo de Combate à Pobreza foi criado pela lei 7.988/01, de 21 de dezembro de 2001, que também instalou a secretaria estadual de Combate à Pobreza a às Desigualdades com o objetivo de viabilizar à população do Estado o acesso a níveis dignos de subsistência.
Pela legislação, os “recursos serão aplicados em ações suplementares de nutrição, habitação, educação, saúde, reforço da renda familiar e outros programas de relevante interesse social voltados para melhoria da qualidade de vida.”
O dinheiro do Fundo provém de adicional no ICMS de 2% sobre telefonia, energia e combustíveis. (Política Livre)

quarta-feira, 7 de abril de 2010

O blog de Ourolândia traz este vídeo em homenagem ao amigo Evilásio Alves, amante das coisas do Sertão e sertanejo de verdade e coração...

Riachão do Jacuípe: criança de 1 ano morre afogada

(Calila Notícias) Por volta das 16h30 desta segunda-feira (5) uma criança morreu afogada ao cair em um tanque no povoado de Santana, em Riachão do Jacuípe. Segundo a avó de criação da criança, Josefa Vitoria de Jesus, o pequeno Robson de apenas 1 ano, que ainda não possuía certidão de nascimento e era chamado carinhosamente pela família de "Robinho", teria saído pra brincar, quando caiu no tanque que fica em frente a casa. Ainda de acordo com Josefa, o acidente aconteceu no momento em que ela não estava em casa, apenas a mãe e a tia, ambas menores, tomavam conta dele.
Eu sair, pois estava com uma dor de cabeça muito forte e sair andando pra ´catar` umas folhas pra fazer chá, de repente me deu um aperto no peito e resolvi voltar, com aquele mau pressentimento, voltei e encontrei no caminho minha outra filha com o meu neto nos braços, desesperada dizendo que Robinho tinha sumido, fui caminhando e chamando ele foi quando resolvi entrar no tanque em frente de casa pra olhar, e ao pisar no fundo sentir algo macio, eu abaixei e peguei da agua, suspendi e era ele, meu Deus, era ele morto..." Contou a avó muito abatida.

A dona Josefa disse ainda que tentou junto com a mãe da criança, a menor R.S.S. de 16 anos, sua filha de criação, fazer respiração boca a boca na criança, mas já era tarde, o pequeno tinha vindo a óbito, para desespero de todos.

Robinho tinha acabado de aprender a andar, a cerca de um mês, e costumava brincar em volta da casa, mas nunca tinha ido até o tanque, hoje teria sido a primeira e fatídica vez.

A Policia Militar esteve no local e em seguida a pericia técnica da Civil da cidade, que fez o levantamento cadavérico para que providências de sepultamento fossem tomadas, o Robinho, segundo a avó, não era batizado. Uma tragédia que comoveu toda comunidade de Santana que às 18h fez uma oração em intenção a alma do garoto, comovendo a todos os presentes.

Por: Alana Adrielle

Coité: acidente mata motociclista na estrada de Aroeira

O caseiro, Alcione Almeida Mascarenhas, 33 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu na mesa de cirurgia do Hospital Geral Clériston Andrade em Feira de Santana, por volta das 11h30 de terça-feira (6), depois de ter colidido sua moto CG Titan vermelha, de placa JMQ 4811 licença de Conceição do Coité, numa Veraneio de dados não anotados conduzida por "Ailton da Aroeira" que transportava passageiros do Distrito de Aroeira para o centro da cidade.

O acidente aconteceu as 07h, a cerca de 6 km da sede, na localidade conhecida por Descansador, e o próprio Ailton, com ajuda de alguns passageiros prestaram socorro a vítima, o conduzindo até a emergência do Hospital Almir Passos. Diante da gravidade, a equipe médica pediu transferência para Feira de Santana.

De acordo com a viúva Edenice Lopes Oliveira que o acompanhou na transferência, ele estava consciente, conversou durante todo o trajeto de 100 km que distancia Feira de Coité,"ele apontava para o abdômen e dizia que doía muito e me perguntava se seria operado, mas percebi que seu quadro de saúde se gravou na entrada de Feira, ele parou de conversar e não mais voltou em si" declarou.

Alcione foi levado às pressas para a mesa de cirurgia, chegou a passar por duas intervenções, mas não resistiu, deixando evidente que a causa foi hemorragia interna.
CALILA NOTÍCIAS

terça-feira, 6 de abril de 2010

VICENTE NERY E BANDA CHEIRO DE MENINA

PRF apreendeu motocicleta irregular em BR próximo a Senhor do Bonfim

Por Inspt. Lopes Júnior
Do PRF Del. 10/04 - Senhor do Bonfim


(portalsoagitos.com,.br) Em operação de combate a criminalidade realizado hoje (06) às 10h, Policiais Rodoviários Federais de Senhor do Bonfim, deram ordem de parada a motocicleta HONDA/CG 125 FAN, portando a placa policial JQF-8365/BA, que no momento estava sendo conduzida por GENILSON JOSÉ ALVES,22 anos.
Após uma averiguação mais detalhada, foi observado que o veículo em questão estava com as numerações de motor e chassi raspadas e estava portando a placa de um outro veículo.
A ocorrência foi encaminhada a Polícia Civil de Senhor do Bonfim, sendo o condutor autuado em flagrante.

Termina greve dos servidores municipais de Jaguarari

Do Ascom Jaguarari

(Portal soagitos.com.br) Iniciada na tarde de 29 de março, a greve dos Servidores da Prefeitura de Jaguarari terminou na manhã de ontem, 05 de abril. O fim da paralisação foi decretado após diversas reuniões entre o sindicato da categoria (SINDPUSJ) e a mesa negociadora da Prefeitura Municipal.
Após levantamento das reais condições financeiras do município a Secretaria de Finanças observou que não havia orçamento suficiente para que o município arcasse com a principal reivindicação dos servidores, um reajuste salarial de 25%.

Os números levantados foram apresentados ao sindicato e servidores que posteriormente a uma análise dos dados, entenderam que não havia recursos suficientes para o reajuste defendido pelo movimento grevista.

Com o fim da paralisação, ontem mesmo, os servidores que aderiram à greve retornaram as suas atividades normais, não havendo prejuízos em seus vencimentos, já que a prefeitura não irá descontar os dias de paralisação.

Blog de Ourolândia esclarece sobre Índice de Desenvolvimento Humano - IDH

Morar em uma cidade ou país com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) significa ter melhores oportunidades econômicas, sociais, culturais e políticas. O inverso também serve para as localidades com IDH baixo. Em 2010, o índice completa vinte anos de existência. Nesse período, vários países oscilaram nos critérios de avaliação do ranking, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O Brasil foi um deles. Somente em 2007, o país conseguiu entrar pela primeira vez no grupo de nações consideradas de alto desenvolvimento humano. Entretanto, cidades brasileiras avaliadas pelo PNUD continuam mostrando que ainda há muito o que melhorar. Saiba como esse índice surgiu e qual seu objetivo.

Perguntas e respostas:

1-Para que serve o IDH?
O IDH é uma medida das condições básicas de vida de uma sociedade, com ênfase nos elementos que podem ser amplamente comparados para a maior parte dos países do mundo. O IDH não é um índice de qualidade de vida e, sim, uma medida de condições que determinam possibilidades básicas de vida para os indivíduos, tais como saúde, conhecimento e padrão de vida. Na prática, o IDH é usado para avaliar o nível de desenvolvimento dos países, estados e localidades. Serve como meio de distribuição de recursos em programas governamentais.

2-Quem criou o IDH?
O Índice de Desenvolvimento Humano foi criado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em 1990, a partir do trabalho de dois economistas, o paquistanês Mahbub Ul Haq e o indiano Amartya Sem. O índice nasceu para servir como uma medida alternativa de desenvolvimento em contraposição ao mero uso do Produto Interno Bruto (PIB) dos países.

3-Quantos países participam do IDH?
No último cálculo, divulgado no final de 2008, 179 países e territórios foram incluídos.

4-Qual é a sua periodicidade?
O IDH internacional é calculado todos os anos, tomando como base dados de saúde, educação e renda per capita de dois anos anteriores, para assegurar a inexistência de erros de cálculo e a inclusão da maior parte dos países. No caso do Brasil, o IDH municipal é calculado com base em dados censitários a cada dez anos.

5-Quanto tempo dura a análise dos dados?
Cerca de cinco meses.

6-O IDH trabalha com temas?
Existe uma família de índices IDH, tais como o Índice de Pobreza Humana (IPH) ou o Índice de Desenvolvimento Corrigido por Gênero (IDG) que enfatizam aspectos particulares do desenvolvimento. A metodologia seguida pela família de índices IDH é ter vários indicadores simples que enfoquem temas particulares, como pobreza e gênero, ao invés de tentar a obtenção de um índice generalizado para tudo.

7-Para que servem esses temas?
O IDH, assim como o Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH), serve para informar governos e sociedades sobre temas considerados importantes para o desenvolvimento humano. Ele procura ser prático, gerando informações que possam ser transformadas em políticas sociais ou apropriadas por agentes sociais.

8-Como é feita a escolha dos temas?
Normalmente, os relatórios de desenvolvimento humano internacionais são feitos através de consultas a especialistas em todo o mundo referentes aos temas decididos internamente. Os relatórios nacionais possuem padrões diversos, com alguns países escolhendo os temas via consultas à sociedade, enquanto outros escolhem internamente.

9-Qual a diferença entre o IDH mundial e o brasileiro?
Não existe diferença no cálculo, apenas nos dados utilizados na operação. No caso do Brasil, os dados são censitários, no mundial, os dados são fornecidos pelo setor de População das Nações Unidas, Unesco e Banco Mundial & Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). (Abril.com)

AULA INAUGURAL DO PROGRAMA SERTÃO EMPREENDEDOR ACONTECE NESTA QUARTA-FEIRA

A Prefeitura de Ourolândia, através da Secretaria de Educação do Município, estará lançando a aula inaugural do Programa Municipal Sertão Empreendedor nesta quarta-feira, 7, a partir das 19h30min, na Câmara Municipal de Vereadores a Avenida Alvino Rodrigues. O evento será aberto à toda população. "Esperamos contar com a participação de toda sociedade na Câmara de Vereadores para a aula inaugural do Programa Sertão Empreendedor", disse o prefeito Antonio Araújo.

O Programa
De acordo com levantamentos feitos pela Secretaria de Educação do Município de Ourolândia muitos homens tidos como fazendeiros na região, desestimulados pelo insucesso em suas atividades econômicas no campo, estão abandonando suas atividades no meio rural e buscando empregos na Prefeitura por não acreditar mais nas atividades agrícolas.

Em virtude disso a Prefeitura de Ourolândia, através da Diretoria de Educação Complementar e Secretaria de Administração, implantou no município um programa de educação empreendedora que tem como principal objetivo treinar e estimular jovens a observar, analisar e criar boas oportunidades produtivas a partir das possibilidades locais e regionais contribuindo para que os mesmos executem um projeto empreendedor de forma segura e consciente a partir das vertentes econômicas locais.
Procurado para falar sobre o assunto o prefeito Antonio Araújo explica que “aqui existe muita terra e pouca produção devido a falta de conhecimento e por isso queremos ensinar maneiras técnicas, sobretudo aos jovens, para que explorem as atividades econômicas de forma científica. A maioria dos nossos jovens perdeu a crença no capacidade de produção do meio rural em virtude do insucesso dos pais e isso me preocupa. Os arranjos produtivos locais são ricos e o Programa vem focando uma visão real da riqueza que é possível vislumbrar através do empreendedorismo rural contemporâneo aliado ao conhecimento científico e a utilização das ferramentas corretas”, contou.

Geovana Silva que é a coordenadora pedagógica do programa também vê uma geração de descendentes incrédulos da atividade agrícola em Ourolândia e atribui isso a falta do conhecimento que fez com que o homem do campo sucumbisse em função dos erros técnicos cometidos durante as atividades de sobrevivência no campo.
Ela explica que na primeira fase, com 30 alunos, o Programa oferece uma proposta pedagógica composta de módulos envolvendo conhecimentos sobre Sociologia; Contextualização Geográfica; Noções de Administração e Empreendedorismo. Em outra etapa o Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - será parceiro e assumirá o conteúdo programático do Projeto.

Prazo para tirar título de eleitor termina em cinco de maio

Termina dia 5 de maio o prazo para tirar ou transferir o título de eleitor. Essa também é a data limite para atualizações cadastrais no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além de alistamento para voto e transferência de títulos para cidadãos que moram no exterior.
De acordo com o TSE, o cidadão pode adiantar o processo por meio da internet, pedindo o título e atualizando seus dados no site do tribunal, por meio do Título Net. É necessário preencher o fomulário virtual com todas as informações solicitadas. Depois, numa prazo de cinco dias corridos, a pessoa deve comparecer a um cartório eleitoral, munido de original e cópia dos documentos solicitados e número de protocolo gerado pelo pré-atendimento online para finalizar o processo.Os documentos exigidos são: carteira de identidade, comprovante de residência, título anterior (se for o caso). Os homens também devem apresentar comprovante de quitação militar.
Quem mora no exterior, segundo o TSE, é obrigado a votar ou justificar o voto nas eleições para presidente da República. Para votar fora do país, o cidadão deve se cadastrar em uma embaixada ou consulado brasileiro em qualquer cartório no Brasil.
O descumprimento da obrigação impede a obtenção de passaporte ou carteora identidade. Além disso, o cidadão ficar impossibilitado de requerer qualquer documento em repartições diplomática no exterior.
O primeiro turno das eleições 2010 será realizado em 3 de outubro, quando os eleitores votarão em seus candidatos a presidente, governadores, senadores, deputados estaduais e federais. O pleito para a escolha do presidente e dos governadores poderá ter segundo turno. Correio da Bahia

INGÁ REALIZARÁ OFICINAS TEMÁTICAS EM VÁRZEA NOVA

(www.informevarzeanova.com.br) O Instituto de Gestão das Águas e Clima do Estado da Bahia - INGÁ, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre e a UFC Engenharia têm a honra de convidá-lo a participar das Oficinas Temáticas do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Salitre no dias 6 de abril no município de Várzea Nova.
Mineração, barramentos, degradação ambiental, conflitos de uso e saneamento sócio-ambiental serão os temas das oficinas que têm o objetivo de levantar e discutir as demandas da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre, apontando as ações para os diversos usos da água na bacia.
O Plano é um instrumento de gestão e planejamento participativo criado para orientar as ações que promovam um melhor uso das águas que pertencem à Bacia Hidrográfica do Rio Salitre.
Este documento terá normas que irão organizar a utilização da água, permitindo que todos os tipos de uso sejam contemplados e que toda a sociedade seja responsável pela qualidade da água que utilizamos.

Banda larga chega a todas as escolas públicas do país até o fim do ano

Por Shizue Miyazono
Do Itapoan OnLine
Lançado em abril de 2008 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o programa Banda Larga nas Escolas completa agora dois anos bem perto da meta de equipar todas as 64.879 escolas públicas urbanas do país com computadores de acesso rápido à internet. A expectativa é que isso ocorra até o fim deste ano, beneficiando 37 milhões de estudantes, de acordo com os responsáveis pela sua implantação, no Ministério da Educação e na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).A previsão é baseada no balanço do programa feito pela Anatel no final do ano passado: em 2009 25.331 instituições de ensino público em municípios de quase todo o país foram conectadas à rede mundial de computadores e em 2008, ano de lançamento do programa, esse número foi de 17.681 escolas. Ou seja, ao entrar no segundo ano, o programa já alcançava 66% - 45.192 - do total de estabelecimentos de ensino a serem equipados.Os números da Anatel, na época do balanço, mostravam que os estados com mais escolas conectadas à internet por meio do Banda Larga nas Escolas eram os de maior densidade demográfica: Minas Gerais (4.962), São Paulo (4.842), Rio de Janeiro (4.080) e Bahia (4.026). Já Roraima (68), Amapá (131) e Acre (187) foram os que tiveram menor número de escolas informatizadas, embora devam estar completamente atendidos até o fim de 2010, quando o programa termina.

SOBE PARA NOVE O NÚMERO DE HOMICÍDIOS ESTE ANO EM SERRINHA

(aranaldosilvaradialista.com) Um crime bárbaro foi registrado na madrugada deste domingo (4) no Bairro do Recreio, município de Serrinha. Por volta da meia noite, policiais militares pertencentes ao 16º Batalhão, foram acionados para socorrer um homem que estava agonizando em um terreno baldio.
Ao chegar no exato local, os PMs constataram que um crime de homicídio teria acontecido, vitimando o agente comunitário José Albino da Cruz, 35 anos.
A vítima, que morava na Av. Getulio Vargas, Bairro dos 13, morreu com várias pedradas na cabeça o que tornou sua parte do corpo praticamente irreconhecível.
Próximo ao corpo de José, os policiais encontraram uma pedra de meio fio, provavelmente utilizada no crime. De acordo com as informações policiais o acusado de cometer a prática criminosa contra José Albino ainda não foi identificado.
Apesar de realizar diversas buscas objetivando a captura do suspeito, a polícia não conseguiu nenhuma pista. (cleristonsilva.blogspot.com)

Ourolândia: Prefeitura distribuiu 4,5 toneladas de peixes na Semana Santa

Tilápias de altíssima qualidade produzidas em tanques rede na comunidade de São Bento pelo Ascojovem em Ourolândia foram distribuidas pela Prefeitura na Semana Santa

Cumprindo a tradição da Semana Santa, a Prefeitura de Ourolândia, através da Secretaria de Assistência Social e sob a inspeção da Vigilância Sanitária Municipal, distribuiu durante a última quinta-feira, 01, quatro toneladas e meia de peixes para a população de baixa renda do município.
De acordo com as informações do superintendente de finanças da Prefeitura, João Ricardo Brito, foram três mil e quatrocentos kg de corvinas e mil e cem kg de tilápias. Estes últimos foram adquiridos preferencialmente no próprio município junto a Associação Comunitária dos Jovens Rurais de São Bento (Ascojovem) que administra a Unidade Demonstrativa de Piscicultura em Tanque Redes localizada em Olhos D'Àgua de São Bento de Ourolândia. “Nossa intenção seria adquirir todo o peixe distribuído na Semana Santa junto a Ascojovem, que hoje produz tilápia de altíssima qualidade, mas eles precisavam cumprir outros contratos com clientes que também compram em outros períodos”, explicou.
O prefeito Antonio Araújo fez questão de chamar atenção para a forma de distribuição dos peixes e solicitou que em hipótese alguma deixassem de priorizar as pessoas mais carentes.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Vicente Nery DVD acústico: Poeta inspirado em Deus

Prefeitura retomará atividades do “Bom de Escola Bom de Bola” em maio

Partida do Bom de Escola Bom de Bola realizada na edição de 2009

A Prefeitura de Ourolândia, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, estará dando início às atividades do Projeto Bom de Escola Bom de Bola, edição 2010, a partir de 22 de maio, logo após término da I Unidade, com futebol de campo masculino para a faixa etária dos 09 aos 13 anos e feminino entre os 10 e 18 anos.
Apesar de o Bom de Escola Bom de Bola ser executado pela Secretaria de Educação, as Secretarias de Administração, Assistência Social e Saúde também serão envolvidas nas atividades.
A atual coordenadora do Projeto, Saane Vasconcelos, lembra que o rendimento quantitativo e qualitativo será de fundamental importância no credenciamento da participação dos alunos no Projeto. “Não há outro caminho para o aluno ou aluna que queira participar do Projeto Bom de Escola Bom de Bola”, afirmou.

Criado em Ourolândia no ano de 2007 pelo ex-jogador de futebol, Emanuel Santos Luz, o Biléu, e adotado no mesmo ano pelo prefeito Antonio Araújo, o Projeto tem como principal objetivo estimular os jovens a uma maior dedicação na freqüência e aprendizado escolar já que quem vai escalar o atleta é a nota dele na escola.
Biléu acredita que o Projeto vai contribuir também para revelar jogadores para as competições intermunicipais e, sobretudo formar atletas de personalidade com senso crítico elevado visando o futuro de cada um deles na carreira profissional seja ela no esporte ou não.
O prefeito entede que a mobilização da sociedade será de fundamental importância para o sucesso do programa já que promover crescimento social não é mais somente uma tarefa do poder público. “Devemos pensar muito além de um simples jogo de futebol. Queremos formar cidadãos para o futuro através do poder do esporte”, disse Antonio Araújo.
Já Bileu aproveitou para apelar aos professores de Educação Física que são contratados pelo município para que haja maior dedicação por parte dos mesmos no sentido de ajudar no projeto principalmente fazendo revezamento durante os finais de semana, período de maior atuação dos futuros atletas.

Cruzeiro de Lagoa do 33 sai na frente na Copa 13 de Junho 2010

Momento da execução o Hino Nacional
A primeira rodada da Copa 13 de Junho, edição 2010 (Campeonato Municipal de Futebol do Município), foi realizada na tarde deste domingo, 04, no Estádio Municipal de Futebol de Ourolândia, e a equipe do Cruzeiro de Lagoa do 33 saiu na frente de virada vencendo pelo placar 2X1 a equipe do Alagadiço. O jogo foi bastante animado e agradou aos 389 pagantes que compareceram ao Estádio proporcionando uma renda de R$ 778 reais.
A partida serviu também como a grande final da Segunda Divisão edição 2009.
Segundo o Boletim Oficial da Liga Desportiva de Ourolândia (que estará sendo publicado aqui ainda hoje), a Prefeitura de Ourolândia contribuiu com R$ 750 reais para ajuda de despesas.

FÓRMULA 1: Alonso quebra e Massa é o novo líder

Depois de abandonar por duas vezes quando liderava, Sebastian Vettel finalmente converteu sua superioridade em vitória no GP da Malásia. O piloto da Red Bull assumiu a ponta na largada, liderou de ponta a ponta e terminou 4s8 à frente do companheiro de equipe Mark Webber, que completou a primeira dobradinha da equipe no ano. Nico Rosberg, da Mercedes, completou o pódio, em terceiro.Felipe Massa terminou em sétimo após uma boa corrida largando da 21ª posição e assumiu a liderança do Mundial, graças à quebra do motor Ferrari de Fernando Alonso na penúltima volta.
Agora, Massa soma 39 pontos contra 37 de Alonso e Vettel, 35 de Jenson Button (oitavo na corrida) e Rosberg, 31 de Hamilton (sexto) e 30 de Kubica (quarto).Também somaram pontos Adrian Sutil (Force India), em quinto, o espanhol Jaime Alguersuari (Toro Rosso), em nono, e o alemão Nico Hulkenberg (Williams), em décimo - estes dois últimos marcaram pontos pela primeira vez na Fórmula 1.Os outros três brasileiros também receberam a bandeirada. Rubens Barrichello foi o 12º após ficar quase parado no grid com seu Williams, enquanto Lucas di Grassi (Virgin), em 14º, e Bruno Senna (Hispania), em 16º, terminaram pela primeira vez uma prova na categoria.

CAMPEONATO CARIOCA

Olaria 1 x 2 Madureira
Fluminense 3 x 1 Macaé
D. de Caxias 3 x 4 Vasco
Americano 2 x 0 Resende
Botafogo 2 x 2 Bangu
América 2 x 0 Volta Redonda
Tigres 1 x 3 Boavista
Friburguense 0 x 3 Flamengoa

FUTEBOL: CAMPEONATO BAIANO

Sábado, 3 de abril
Bahia de Feira 0 x 1 Vitória da Conquista
Domingo, 4 de abril
Atlético 1 x 1 Vitória
Fluminense 1 x 2 Bahia
Colo-Colo 3 x 2 Madre de Deus
Itabuna 3 x 0 Ipitanga

Coité: corpo de idoso desaparecido é encontrado em estado de decomposição

O aposentado estava desaparecido há oito dias, e segundo a familia, tudo indica que ele tenha sido levado para o local aonde foi encontrado cerca de 8 km, pois ele andava com dificuldades e quando sairam a sua procura se eivesse a pé o encontraria no mesmo dia.


O corpo do idoso Elias Santana de Jesus, 84 anos, morador do povoado de Caruaru, no município de Conceição do Coité foi encontrado por volta das 09h da manhã deste domingo(4) numa fazenda na localidade de Contador, zona rural de Retirolândia. O aposentado estava desaparecido desde o final da tarde de domingo (28).
Depois de uma semana de buscas realizadas por familiares e amigos inclusive mergulhando em aguadas da região, a noticia chegou à comunidade através de um homem de pré nome Nildo, que trabalha na fazenda como resideiro de sisal.


O corpo foi encontrado preso a uma cerca de arame entre duas roças de sisal, como se tivesse tentando passar para o outro lado já em avançado estado de decomposição e só foi possível o reconhecimento graças a roupa, o chapéu e as sandálias que ele estava usando quando desapareceu.


Somente um trabalho da polícia técnica irá esclarecer as circunstâncias da morte, o mistério é muito grande e cada um dos quinhentos curiosos que presenciaram a cena opinaram o que teria ocorrido. O idoso apresenta uma perfuração a altura dos rins e uma pancada na cabeça, a alguns metros do corpo foram encontrados pequenos ossos do esqueleto. ( Calila Notícias)

Homem é executado por motoqueiros em Serrinha

Calila Notícias
A vítima foi assassinada por volta das 17h15 de sábado (3), na Avenida Manoel Novais, no ponto de Araci, centro de Serrinha.



O cobrador de uma Van do transporte alternativo, identificado como Carlos Henrique Brandão, 43 anos, conhecido como "Nem cobrador ou Nem D´ água", que morava na Rua Palmeira, Bairro de Oseías, morreu com oito tiros.

O rapaz estava conversando com amigos em frente a uma residência quando os assassinos chegaram. Os bandidos não teriam levado nada da vítima.
Testemunhas contaram que dois homens em uma motocicleta preta, sem placa, passaram na rua e atiraram na direção de Carlos Henrique. Os tiros acertaram o braço direito e esquerdo, barriga, pescoço e nádegas. "Ele estava sentado na calçada conversando com colegas quando foi baleado", disse uma testemunha que pediu para não ser identificada. No local, a vizinhança evitou comentar o assassinato.
"Como nada foi roubado, tudo indica que os criminosos vieram apenas para matá-lo. Vamos aguardar o depoimento de parentes da vítima e tentar localizar as testemunhas da execução para nos auxiliarem nas investigações", disse um policial.
Carlos ainda foi levado com vida para a emergência do Hospital Santana, segundo familiares ele chegou à unidade médica consciente, porém não resistiu aos ferimentos e morreu. O corpo foi removido para o departamento de polícia técnica (DPT) por volta de 20h. Nem é a quarta vítima, este ano, dos homens da moto preta.
Segundo levantamento do Blog do Clériston Silva junto à delegacia da cidade, este é o oitavo crime de assassinato na cidade de Serrinha em 2010, quatro só no mês de março. Em 2009 a polícia civil registrou vinte homicídios.
Por: Clériston Silva

Três mortos em acidente entre carro e ônibus na BR-324

Três pessoas morreram em um grave acidente de trânsito ocorrido por volta das 5h30 deste domingo (4) no km 592 da BR-324, no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal as vítimas foram identificadas como Danilo Barbosa Santos, de 19 anos, Jackson Gonçalves Batista Santos, também de 19 anos, e Webert dos Santos, de 22. Os corpos foram retirados do local pelo Instituto Médico Legal.

Os três mortos estavam em um veículo modelo GM Classic placa JKS-5246 no sentido interior quando o veículo atravessou o canteiro central da pista e atingiu de frente um ônibus da empresa Camurujipe que ia para Salvador. Com o impacto, o Classic ficou totalmente destruído. Apesar da força da colisão, ninguém no ônibus ficou ferido.

Com a batida, um engarrafamento se formou em ambos sentidos da pista. Segundo a PRF, contudo, a situação já estava normalizada às 10h.

Tiroteio - Pouco depois do acidente, um motoqueiro que passava pelo local discutiu com curiosos que se aglomeravam em torno aos veículos acidentados. Por conta da discussão, ele sacou uma arma e fez vários disparos, sem atingir ninguém. Após isso, o motoqueiro tentou fugir, mas acabou atingindo uma pessoa e caiu. Ele foi preso pela polícia militar e, segundo a PRF, foi levado à delegacia de Candeias.

Guilherme Lopes / Itapoan On Line

domingo, 4 de abril de 2010

Capitão Anderson Amaro morre em acidente do EDA





Um vídeo postado no YouTube mostra o momento em que um avião da Esquadrilha da Fumaça cai na cidade de Lages, em Santa Catarina. A aeronave modelo Tucano caiu durante uma apresentação no aeroporto federal de Lages por volta das 17h30 de sexta-feira (2). O capitão Anderson Amaro Fernandes, que pilotava o avião, morreu no acidente. Cerca de 10 mil pessoas estavam assistindo às manobras no local, mas ninguém ficou ferido. (Com informações da Folha Online)