sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Então é Natal!!!!

"O ano termina e nasce outra vez..."
Avenida José Ferreira da Silva - Ourolândia - Ornamentação de Natal "Então é natal, e o que você fez?
O ano termina, e nasce outra vez.
Então é natal, a festa Cristã.
Do velho e do novo, do amor como um todo.
Então bom natal, e um ano novo também.
Que seja feliz quem, souber o que é o bem.
Então é natal, pro enfermo e pro são.
Pro rico e pro pobre, num só coração.
Então bom natal, pro branco e pro negro.
Amarelo e vermelho, pra paz afinal.
Então bom natal, e um ano novo também.
Que seja feliz quem, souber o que é o bem.
Então é natal, e o que a gente fez?
O ano termina, e começa outra vez.
E entao é natal, a festa Cristã.
Do velho e do novo, o amor como um todo.
Então bom natal, e um ano novo também.
Que seja feliz quem, souber o que é o bem.
Harehama, Há quem ama.
Harehama, ha...
Então é natal, e o que você fez?
O ano termina, e nasce outra vez.
Hiroshima, Nagasaki, Mururoa ..."

(Simone)

CRECHE TIA MARIQUINHA ENCERRA ATIVIDADES DO ANO

A Creche Tia Mariquinha situada à Rua da Umburana em Ourolândia realizou nesta quinta-feira, 17, sua festa de encerramento das atividades do ano com uma confraternização onde os 50 alunos participaram de muitas brincadeiras e de um coquetel promovido pela Prefeitura através das secretarias de Assistência Social, Educação e a equipe de coordenação da Creche.

ALUNA DO PROJOVEM DE OUROLÂNDIA FAZ DISCURSO EMOCIONANTE DURANTE A SOLENIDADE DE ENCERRAMENTO

Heróis do Amanhã

Ontem éramos apenas crianças inocentes, sem malicias, ambições nem maldades. Éramos puros sem preocupações, mas o ontem já ficou para trás, já é passado e sobraram apenas as lembranças de um tempo que não voltará, das coisas que não mais faremos nem haveremos de sentir.
Hoje somos jovens aprendizes de um projeto chamado vida, tentando aprender solidariedade, paz, humanidade, humildade e o dom de perdoar para merecermos também o perdão.
Olhamos em volta e podemos ver que ao longo dos dois últimos anos, no convívio do Projovem, pudemos fazer mais que um simples trabalho qualquer, ou uma corrente de elos, fios e coisas até então para nós desconhecidas cujos nomes sequer nos lembramos mais.
Assim como muitos, fizemos amizades, ganhamos de presente grandes amigos e irmãos que jamais havíamos tido.
Projovem foi o astro que por um breve período apenas brilhou em nossa direção e iluminou parte de nossas vidas, mas hoje já se transforma numa imensa constelação, repleta de estrelas inquietas e sedentas por destaque e sucesso, todas brilhando juntas.
Aprendemos a aprender e também a ensinar humildemente um pouco do que nos deram como conhecimento. Pessoas como nós é que fazem o mundo o que ele é: uma imensa e farta fonte de luz e bons ventos, contudo devemos nos lembrar que somos vencedores por merecimento! Como disse Raul, “... somos rasos, largos e profundos...”. Somos as flores de Lótus que a lua testemunhou, somos grandes e crescemos ainda mais durante o tempo em que convivemos.
As dificuldades? Sim, existiram, mas nós as vencemos! Matamos dois dragões por cada dia e com certeza faríamos tudo novamente, porque as emoções com as quais tivemos que conviver pagaram o preço.
Talvez não tenhamos percebido, mas cada um de nós fez as outras pessoas melhores, posso então dizer que fizemos nossa parte.
Ontem o mundo foi Raul, Cazuza, Bob Marley, Gandhi, e Mandela. Foi também Hitler, Mussollini e Saddam. Hoje ele é Lula e Obama, mas quem sabe amanhã possa ser um Projovem? Sinceramente não vejo nada que nos impeça! Podemos ter o cosmo e o sideral, mas não devemos ter tamanha ambição, lutemos apenas pela paz e seremos ovacionados. Todos gritarão nossos nomes! E sabe do que vamos nos lembrar? Das preparações e desafios que tivermos enfrentado!
A vocês, projovens, parabéns pela garra e pelas vitórias! Por externarem não somente as virtudes, mas também o reconhecimento dos defeitos! Com estes exemplos as crianças de ontem, adolescentes de hoje, amadurecerão se tornando os heróis do amanhã! Quando este dia chegar hei de estar lá, compartilhando da mesma alegria a qual compartilhamos hoje.

Márcia Silva de Jesus, 17 anos, aluna do Projovem, moradora da Rua da Umburana em Ourolândia Bahia.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

EDUCAÇÃO, SAÚDE E CRAS CONFRATERNIZAM JUNTOS PELA PRIMEIRA VEZ

Nesta quarta-feira, 16, as secretarias municipais de Educação, Saúde e o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) realizaram uma confraternização unificada. O evento ocorreu na residência da Dra. Maria das Graças (Gracinha). A secretária de Saúde fez a abertura do tradicional "amigo secreto" e aproveitou a oportunidade para agradecer a todos pelo trabalho desenvolvido elogiando a parceria dinâmica e efetiva entre Saúde e Educação no ano de 2009, o que de fato, colaborou para o avanço nas ações de promoção à saúde junto à comunidade e ao público assistido pelo Programa Saúde na Escola (PSE). Outros profissionais também parabenizaram a equipe pelo trabalho e desejaram um ano novo repleto de felicidades.
“De forma inédita, Saúde, Educação e Cras realizaram uma confraternização única o que doravante contribuirá para o fortalecimento dos vínculos e união”, opinou a secretária Josicléa.
Além dos colaboradores das duas secretarias, prestigiaram também o prefeito, Antônio Araújo, a primeira dama, Valéria Brito, o superintendente da Administração Antônio Neto e o presidente da Caixa de Previdência Senhor Clodoaldo e a esposa Alexandra Vasconcelos.

CONFRATERNIZAÇÃO DA SAÚDE EM ALAGADIÇO

Na quinta-feira, 17, foi a vez da equipe de Saúde da Família de Alagadiço realizar sua confraternização. A Dra. Noemi e a enfermeira Ana Maria organizaram um delicioso almoço natalino servido na residência da colaboradora Valdirene Lins. O evento foi bastante interativo, a secretária de Saúde Josicléa Rebouças, parabenizou a equipe pelo trabalho prestado com qualidade à comunidade, agradeceu a todos pelo comprometimento e responsabilidade para com as ações de promoção a saúde e revelou que está previsto a inauguração da Unidade de Saúde em Alagadiço para muito breve o que proporcionará melhores condições de trabalho para os servidores e ainda uma maior qualidade dos serviços oferecidos aos usuários.
Dra. Noemi e a enfermeira Ana Maria presentearam a todos com um saboroso panetone.
Além da equipe, prestigiaram ainda o evento o coordenador da Atenção Básica Allex Macêdo, Dr. Valter Barbosa, o enfermeiro Ruan Barbosa e os colaboradores da Secretaria de Saúde Deuzarir e Fátima.

EQUIPE DO PSF DE LAGOA DO 33 REALIZA CONFRATERNIZAÇÃO

Dr. Valter Couto e o enfermero Ruan prestam homenagem ao casal Neitom e Maria Cícera

Na segunda-feira, 14, a equipe do Programa de Saúde da Família (PSF) do Distrito de Lagoa do 33 realizou sua confraternização de final de ano em grande estilo. O evento aconteceu na Maternidade Brasilina de Miranda, e contou com a coordenação da Senhora Maria do Carmo, (Lia). O médico Valter Barbosa confessou em seu discurso que há cerca de três anos chegava a aquela comunidade provido de alguns preconceitos, porém revelou a alegria de atualmente poder fazer parte de uma equipe interativa, dinâmica e atenciosa para com as necessidades de saúde da população. Outros profissionais também parabenizaram a equipe pelo trabalho com qualidade que vem sendo prestado à comunidade. Barbosa e o enfermeiro Ruan, ainda prestaram uma merecida homenagem à Senhora Maria Cícera, residente na comunidade e esposa do vice-prefeito, pelo trabalho desenvolvido com serenidade, dedicação, solidariedade e companheirismo junto a toda a equipe e, sobretudo o cuidado que demonstra pelos usuários dos serviços naquele distrito.
A secretária de Saúde Josicléa Rebouças, representando o prefeito Antonio Araújo, agradeceu a todos pelo comprometimento e responsabilidade para com as ações de promoção à saúde, desejando que ano novo seja repleto de muito sucesso!
Além da equipe da Saúde, o evento contou também com o vice- prefeito, Neitom Oliveira, o assistente do Gabinete, Luiz Alberto (Bertinho), o coordenador da Atenção Básica Allex Macêdo e a enfermeira Márcia Borges.

PROJOVEM ADOLESCENTE ENCERRA ATIVIDADES DO ANO EM GRANDE ESTILO

Mariana Santana, belíssima interpretação do Hino Nacional
Márcia Silva aluna do Projovem da sede excelente discurso
Turma de Lagoa do 33 - Apresentação cultural Entrega dos diplomas a uma das cinco turmas

A Prefeitura de Ourolândia, através da Secretaria de Assistência Social e do Centro da Referência da Assistência Social (Cras), encerrou em grande estilo, na noite desta quarta-feira, 17, na Câmara de Vereadores, as atividades do Programa Projovem Adolescente para o ano que se finda.
Dezenas de alunos, da faixa etária dos 15 aos 17 anos, de todas as unidades do programa no Município, orientadores sociais, orientadores profissionais, diretores e responsáveis pelos Projovens compareceram lotando as dependências do salão nobre da Câmara.
Durante a solenidade a coordenadora Juscicleide de Jesus, apresentou slides sobre as ações do programa. Várias mães e ex-alunos prestaram seus depoimentos fazendo uso da palavra. A cantora mirim Mariana Santana fez uma belíssima e emocionante interpretação do Hino Nacional do Brasil e foi aplaudida de pé pela platéia. Outro destaque da noite foi o discurso intitulado "Heróis do Amanhã", proferido por uma das alunas do projovem da sede, Márcia Silva de Jesus, 17 anos, onde num dos trechos ela cita: “... ontem o mundo foi Raul, Cazuza, Bob Marley, Ghandhi e Mandela, foi também Hitler, Mussolini e Saddam, hoje é Lula e Obama, mas quem sabe amanha possa ser um Projovem?...”. Ao final do discurso da garota, o prefeito Antonio Araújo solicitou à Assessoria de Comunicação da Prefeitura a publicação do discurso num jornal de circulação regional e novamente a platéia aplaudiu a garota de pé. Os certificados de conclusão do curso foram entregues pelas professoras, Sandra Souza (Casa Nova), Leidaiane Oliveira e Jacione Santana (Lagoa do 33), Eliete de Jesus (sede) e Calcida Araújo de Alagadiço.
Ainda fizeram uso da palavra a secretária de Assistência Social Valéria Brito e a assistente Social Aline Alves. Em nome de todas as mães de projovens a Senhora Josefa de Oliveira, moradora da sede, fez uma homenagem à secretária Valéria e ao prefeito, em seguida ele agradeceu encerrando o evento com seu discurso e convidou a todos para um coquetel.
Além das mais de 200 pessoas da comunidade, participaram também, a secretária de Saúde do Município Josicléa Rebouças, o superintendente de Administração Antonio Neto, a secretária de Educação Aldiran Vasconcelos, a coordenadora de Cultura, Geovana Souza, a diretora de Educação Complementar Juliana Carvalho, o gerente de Obras e Transportes Gualter Robson, o diretor do Peti Eurico Souza, o conselheiro do Município Senhor Juracy, a conselheira Tutelar Jeane Elias e o presbítero do Povoado de Conquista Senhor Manoel Benício.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

SEGUNDA DIVISÃO DO FUTEBOL DE OUROLÂNDIA COMEÇA NO DOMINGO

Começa neste domingo, 20, no Estádio Municipal de Ourolândia, a segunda divisão da Copa 13 de Junho, edição 2009, que dará acesso, para o campeão e o vice, à primeira divisão em 2010 (campeonato municipal) que começará na segunda quinzena de março com culminância em 13 de junho, data magna da emancipação político-administrativa do Município.
11 clubes estarão disputando as duas vagas deixadas por Palmeiras e Canecão que caíram este ano. Abrindo o certame deverão estar entrando em campo no domingo, impreterivelmente às 15:45 horas, as equipes do Olaria X Vila Nova.
Emanoel Santos Luz, o Biléu, que é primeiro secretário da Liga Desportiva de Ourolândia (LDO), diz que é esperado um bom público para o jogo inaugural, haja vista o campeonato anterior registrou recorde na região chegando a receber mais de 3 mil pessoas na partida final da primeira divisão onde o Bahia da sede, por méritos acabou conquistando o título do ano.

POVOADO DE CASA NOVA

Prefeitura começa obras de pavimentação de ruas
De acordo com as informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ourolândia, as obras de pavimentação no povoado de Casa Nova foram iniciadas nesta terça-feira, 15, e deverão beneficiar várias ruas do povoado com previsão para conclusão em meados no próximo mês. Os serviços começaram com o nivelamento feito com patrol e seguem com a campactação em paralelepípedos.

EVENTOS

CONVITE
A Prefeitura de Ourolândia através da Secretaria de Assistência Social e o Cras, tem a honra de convidar para participar da conclusão da primeira etapa do Programa Projovem Adolescente a realizar-se nesta quarta-feira, 16, na Câmara de Vereadores de Ourolândia a partir das 18:00horas.

CLASSIFICADOS

VENDE-SE UM CAMINHÃO MERCEDES BENZ, MOD 1513, TURBO, DIREÇÃO HIDRÁULICA, CAÇAMBA, ANO 84 MODELO 85, PNEUS NOVOS, REVISADO.
LIGAR PARA JADSON NO CELULAR 74 9147 7935.
PREÇO A COMBINAR.

Vandalismo

ROUBARAM A ORNAMENTAÇÃO DE NATAL EM OUROLÂNDIA
Durante a madrugada desta quarta-feira, 16, vândalos roubaram a ornamentação para o natal deste ano que a Prefeitura havia colocado nas árvores da Avenida José Ferreira da Silva. “Gastamos e fizemos a ornamentação com cordões iluminados em todas as árvores da Avenida José Ferreira da Silva, e um belo papai Noel. A população já estava elogiando e muita gente tirando fotos e visitando a Praça durante a noite. Vamos repor a parte que foi roubada e efetivar a vigilância com a Guarda Municipal e Polícia Militar”, alertou o gerente do Setor de Obras, Gaulter Carneiro.
ILUMINAÇÃO DA CICLOVIA
Ainda segundo ele, outro problema que a Prefeitura de Ourolândia vem enfrentando neste sentido está na Ciclovia do Trabalhador, a maior avenida da cidade com cerca de 3km de extensão. O logradouro e Iluminado em todo percurso e os vândalos quebram as lâmpadas a tiros durante a noite. “Não agüentamos mais repor as lâmpadas, todo mês temos que repor cerca de 10 ou 15 que eles quebram. São lâmpadas caras que fazem o município gastar e deixar de fazer outros benefícios para os mais carentes”, lembrou.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Prefeitura conclui 1ª etapa do Projeto Trilhas

Fotos e reportagem de Keila Souza Na última quarta-feira, dia 09 de dezembro, a Prefeitura de Ourolândia, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura em parceria com a Natura Cosméticos, concluiu a 1ª etapa do Projeto Trilhas para ler e escrever textos com os professores da pré-escola. O evento aconteceu no Auditório da Cooperativa Mista Agropecuária de Ourolândia e contou com a participação da secretária de Educação do Município Aldiran Vasconcelos, a diretora do Ensino Fundamental Juliana Carvalho, a coordenadora Keila Souza, os professores do pré-escolar das escolas da rede municipal, diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos.
Os professores apresentaram as atividades desenvolvidas nas escolas e avaliaram o projeto de forma bastante positiva e receberam o certificado de participação nos encontros pedagógicos realizados.
Aldiran afirmou que “adotamos o Projeto Trilhas por ser diferenciado e apresentar uma metodologia inovadora, que prima pela qualidade na educação”. Keila complementa: “sendo assim acreditamos que apoiar o docente nesta responsabilidade é um caminho para contribuição de uma escola pública de qualidade, pois a leitura é mundialmente reconhecida como determinante para a evolução da aprendizagem escolar e também para além da escola”, finalizou
.

POLÍTICA

PV PROMETE ENQUADRAR TEIMOSOS
O presidente do PV baiano, Ivanilson Gomes, prometeu nesta segunda-feira (14) aplicar o estatuto do partido para punir os filiados que insistirem em permanecer no governo após a oficialização do rompimento. Os insurgentes, entretanto, prometem contra-atacar. De acordo com informações da legenda, o grupo contrário à chapa própria se reuniu com representantes da administração estadual e decidiu que lançará o nome da atual diretora-geral do Instituto do Meio Ambiente, Beth Wagner, para combater Rose Bassuma, mulher do deputado federal Luiz Bassuma, que concorrerá ao Palácio de Ondina, na disputa por uma vaga na Câmara Federal. Além disso, o secretário estadual do Meio Ambiente, Juliano Matos, abriria mão de postular o cargo para bater de frente com Gomes e poderia se desincompatibilizar apenas em abril. Os dois dissidentes foram contatados exaustivamente pelo Bahia Notícias, mas não atenderam nem retornaram as ligações.

MP pede revisão de sentença que absolveu Bobô no caso da Fonte Nova

O Ministério Público do Estado da Bahia divulgou nesta segunda-feira, 14, uma nota afirmando ter interposto recurso perante a Segunda Câmara Criminal em que pediu a reforma da sentença que absolveu Raimundo Nonato Tavares da Silva (Bobô) e Nilo dos Santos Júnior da acusação de prática de homicídio culposo e lesão corporal culposa pelo desabamento de parte do anel superior do Estádio da Fonte Nova em novembro de 2007, acidente que provocou a morte de sete torcedores.
Na época, Bobô era diretor da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), órgão que administra a Fonte Nova, e Nilo era diretor de operações.
De acordo com a procuradora de justiça Elza Maria de Souza, há provas que demonstram "nitidamente" que a ação de ambos é "tipicamente culposa". Isso, diz ela, porque Nilo e Bobô "tinham pleno conhecimento das condições precárias do estádio".
Precariedade -
De acordo com um relatório emitido pela empresa Geluz Engenharia e Construção Ltda. em setembro de 2006, diz a promotoria, a Fonte Nova precisava de "reformas estruturais de caráter emergencial", já que "as condições apresentadas pela estrutura das arquibancadas poderiam acarretar graves acidentes".
Em julho de 2007, a Vigilância Sanitária de Salvador sugeriu uma reforma física e estrutural do estádio, "tendo em vista que a situação atual põe em risco a saúde dos indivíduos que a frequentam".
Na mesma época, a Polícia Militar assinalou a existência de deterioração em paredes, vigas e lages, diz a promotora Elza Maria de Souza.
Apesar dos riscos, conclui, o estádio foi liberado para a partida entre Vila Nova e Bahia, quando ocorreu o desabamento. A TARDE On Line

Dono de jornal e rádio é executado a tiros em PE

O dono da Rádio Bezerros FM e do Jornal "Folha do Agreste", José Givonaldo Vieira, foi assassinado na manhã desta segunda feira, 14, em Bezerros, Pernambuco. Segundo a polícia, o empresário chegava à rádio em seu carro quando foi abordado por dois homens. Ele foi executado com três tiros na cabeça. Givonaldo ainda foi levado para o Hospital Jesus Pequenino, no centro da cidade, mas não resistiu aos ferimentos. A polícia não tem pistas dos suspeitos e as testemunhas ainda serão ouvidas. Também não há informação sobre o motivo do crime, principalmente pela vítima ser, de acordo com a polícia, uma pessoa muito querida na cidade. Além do jornal e da rádio, Givonaldo, de 40 anos, também era proprietário de uma banda chamada Caubóis do Nordeste, da Fox Produções, e de um hotel. Ele era casado e tinha dois filhos

Prêmio da Quina sai para 2 apostadores

O concurso 2.171 da Quina teve dois ganhadores, que receberão prêmio de R$ 216 mil cada um. Acertaram a Quadra 52 apostadores (prêmio de R$ 6,2 mil), e fizeram o Terno 3.812 apostadores (prêmio de R$ 121). Os números sorteados foram: 21 - 52 - 60 - 68 - 73.
Agência Estado

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

CONVITE

A PREFEITURA DE OUROLÂNDIA, ATRAVÉS DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DO CRAS, CONVIDA OS IDOSOS DO GRUPO AMOR E PAZ PARA PARTICIPAR, NESTA QUARTA-FEIRA, 16, DE UMA REUNIÃO NA SEDE DO CRAS (ANTIGA MATERNIDADE) ONDE SERÃO TRATADOS ASSUNTOS EM RELAÇÃO AO ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DO ANO EM CURSO.
Valéria Carvalho Brito de Souza
Secretária de Assistência Social