sábado, 18 de julho de 2009

O LANCE DA SEMANA ACONTECEU NA SERRANA

Petrônio de Miranda: o polêmico frei carmelita da Diocese de Senhor do Bonfim, que congrega na Cidade de Jacobina, era entrevistado na manhã de sábado, dia 18 de julho, pelo radialista João Batista Ferreira no Jornal da Serrana da Rádio Serrana FM. Petrônio anunciava a Festa de São Cristovão que aconteceria em Jacobina no domingo e fazia um apelo pela paz.
Num dado momento o radialista fazia a leitura de uma lista de pessoas assassinadas em Jacobina nos últimos anos que teria sido editada pelo frei. Após a leitura da relação de assassinados o radialista observou, em tom meio justificativo, que ali havia vários nomes de pessoas que eram tidas como “procuradas pela Polícia por algum crime cometido”.
Ai o frei Petrônio respondeu fazendo jus ao título de homem mais polêmico que Jacobina Já anfitriou:
“Imagina meu caro João Batista se tivéssemos que matar todas as pessoas de Jacobina que estão envolvidas em alguma coisa errada....”.
Sem comentários... Este é o frei Petrônio de Miranda....

sexta-feira, 17 de julho de 2009

MORADORES RECLAMAM A FALTA DE UMA REDE DE ENERGIA NA RUA JOSÉ DOMINGOS

Rua José Domingos em Ourolândia- Rede de energia ao fundo

Seis moradores da Rua José Domingos Sobrinho, situada ao lado do Estádio de Futebol na periferia de Ourolândia, ainda vivem as escuras e estão solicitando providências à Coelba no sentido de que seja disponibilizada energia para as casas em questão.
Numa das cabeceiras da rua, aproximadamente 50 metros da primeira casa, passa uma rede de luz da operadora que energiza outras residências adjacentes sem alimentar as seis casas dos reclamantes. O chefe do Setor de Obras da Prefeiura, André Ricardo, lembra que a Rua José Domingos é uma das que surgiram mais recentemente e por isso ainda não conta também com pavimentação. "A Prefeitura prevê para as próximas etapas de calçamento a pavimentação da mesma", prometeu.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

LAGOA DO 33 RECEBERÁ SISTEMA DE ÁGUA TRATADA E REDE DE ESGOTO

A Prefeiura de Ourolândia em parceria com a Cerb - Companhia de Engenharia Rural da Bahia - vai contemplar o Distrito de Lagoa do 33 com um moderno Sistema de Tratamento de Aguas e Esgotos em breve dias. O prefeito Antonio Araujo assinará o convênio na próxima segunda-feira, dia 20 de julho.

COMUNIDADE CATÓLICA DE OUROLANDIA COMEMORA FESTA DA PADROEIRA LOCAL

A Cidade de Ourolândia viveu nesta quinta-feira, dia 16 de julho, o feriado em comemoração aos festejos do dia da sua padroeira, Nossa Senhora do Carmo.
De forma tradicional a comunidade católica local promoveu diversos eventos durante os quinze dias que antecederam a data comemorativa com celebrações de missas solenes, quermesses, leilões, vendas de comidas típicas e diversas outras atrações que aconteceram sempre as noites na Praça que leva o nome da Santa onde ficam situadas as duas igrejas católicas de Ourolândia.
O evento do feriado começou logo nas primeiras horas da madrugada com uma alvorada pelas ruas da cidade, a tarde a procissão, no final a missa e em seguida a realização de bingos beneficentes. Finalizando as comemorações, o forrozeiro Aprigio do Acordeon tocou cerca de duas horas ao vivo num belíssimo show para uma multidão de aproximadamente duas mil pessoas.

GEDDEL EM ALTA COM LULA

Durante o encontro dos prefeitos na marcha promovida pela Confederação Nacional dos Municípios, os ministros da Casa Civil e Integração Nacional, Dilma Rousseff e Geddel Vieira Lima, foram os mais aplaudidos pelos gestores que acompanhavam uma fala do presidente Lula.
Durante seu discurso, o petista ressaltou o profissionalismo e a competência do ministro Geddel e disse que, em 500 anos de história, o Brasil nunca teve um ministro tão ágil. (site Bahia Notícias).

OUROLÂNDIA RECEBE SECRETÁRIO DE MIRANGABA

(da esquerda para a direita) Natanael, João Dantas, Antonio Carlos e Romilton
A convite do prefeito Antonio Araújo o engenheiro agrônomo, Antonio Carlos Muniz, secretário de Meio Ambiente de Mirangaba, esteve visitando a cidade de Ourolândia na quarta-feira, dia 15 de julho e após visitar algumas pedreiras de mármore reuniu-se com o empresário João Dantas de Carvalho que, em Ourolândia, acumula as funções de Secretário Voluntário de Desenvolvimento Econômico; presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e presidente da Assobege – Associação dos Empreendedores de Mármore Bege Bahia. A reunião que teve como objetivo trocar experiências entre os dois municípios sobre as principais competências do Órgão Executivo Municipal do Meio Ambiente, contou também com as presenças do superintendente municipal de Mineração, Meio Ambiente e Turismo o eng. Romilton Carvalho Mota Sobrinho, e o presidente da Coomao – Cooperativa dos Mineradores de Ourolândia, Natanael Morais.
Em seu gabinete o secretário de Gestão, José Carlos Benigno disse que “a visita do secretário de Meio Ambiente de Mirangaba à Ourolândia, fortalece nossa intenção de promover o desenvolvimento pensando de forma regional. Não é mais possível fazer isso de outro jeito e estes encontros intersetoriais entre os municípios devem ajudar na troca de experiências para a conclusão deste objetivo”, alertou.
O superintendente de Meio Ambiente disse que “o prefeito Antonio Araújo não vem medindo esforços no sentindo de desenvolver políticas voltadas para a preservação do meio ambiente e por isso estamos discutindo assuntos importantes aqui hoje nesse sentido”, contou Romilton.
Antonio Carlos aconselhou algumas ações importantes que a Prefeitura de Ourolândia, a exemplo da de Mirangaba, deve incrementar através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Superintendência de Meio Ambiente: planejar, coordenar, executar, coordenar atividades que visem à proteção, conservação e melhoria do meio ambiente; formular políticas e diretrizes de desenvolvimento ambiental para o município, observando as peculiaridades locais; análise de normas técnicas e legais e os padrões de proteção, conservação e recuperação do meio ambiente e desenvolvimento de atividades futuras de Educação Ambiental e atuação na formação da consciência pública sobre a necessidade de proteger, melhorar e conservar o meio ambiente.
O secretário João Dantas de Carvalho finalizou lembrando que a sua Secretaria está pleiteando em Ourolândia o programa “ALERTA VERDE”, licenciado pela TV Cultura.

CMDCA REALIZARÁ CONFERÊNCIA DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES

O CMDCA - Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ourolândia - realizará na terça-feira, dia 21 de julho, a partir das oito horas e trinta minutos, a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento acontece na Câmara Municipal de Vereadores de Ourolândia, situada a Avenida Alvino Rodrigues e terá como tema “Construindo Diretrizes de Política e do Plano Decenal”. "Será importante a participação da sociedade como um todo neste evento, já que a construção das políticas que dizem respeito aos direitos das crianças e dos adolescentes não é somente uma responsabilidade dos governos, mas, principalmente, da sociedade em geral", disse a Secretária de Assistência Social de Ourolândia, Valéria Souza.

COORDENAÇÃO DA COELBA RESPONDE DENÚNCIA SOBRE POSTE NO MEIO DA RUA EM LAGOA DO 33

POSTE NO MEIO DA RUA EM LAGOA DO 33

A Coelba, através do seu coordenador de Relacionamento em Jacobina, Dorivaldo Alves, informou na manhã da quarta-feira, dia 15 de julho, através de email, uma resposta à notícia publicada neste Blog dando conhecimento público da existência de uma rede de alta tensão em Lagoa do 33, distrito de Ourolândia, onde um poste está localizado literalmente no meio da Avenida Lialdino Barbosa e os moradores há 12 anos tentam em vão junto a Empresa retirá-lo do local.
A notícia causou grande repercussão em meio à imprensa regional, onde diversos outros Blogs a reproduziram, inclusive o radialista João Batista, apresentador do Jornal da Serrana (Programa que vai ao ar de segunda a sábado pela Rádio Serrana FM de Jacobina, 93.5) fez cobranças contundentes durante o programa e também reproduziu a matéria em seu Blog (http://www.notícialivre.com/).


Veja abaixo a nota enviada pelo coordenador de Relacionamento da Coelba, Dorivaldo Alves:


“Amigo Zé Carlos, Tomamos as providências cabíveis e o processo já encontra-se em fase de elaboração do projeto. Me foi apresentado e identifiquei a necessidade de alterar, sendo devolvido para fazer alguns ajustes. A obra não limita-se apenas a relocação do poste, devido nesse trecho haver uma derivação de fazenda que passa sobre residências, sendo necessário construir um trecho de linha primária para adequação. Após a apresentação da pasta da obra, irei solicitar a liberação do projeto no item de investimento de segurança. Cordialmente,Dorivaldo Alves da SilvaCoordenador de Relacionamento - JacobinaTelefones 74 3621 8393 Fax. 3621 8385 dalves@coelba.com.br “

de: Assunto: LAGOA DO 33
para: José Carlos Benigno Benigno do Rosário
14/07/2009 11:09

quarta-feira, 15 de julho de 2009

PREFEITO DE OUROLÂNDIA VAI A BRASÍLIA EM BUSCA DE RECURSOS PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL

O prefeito Antonio Araújo se faz presente na 12ª Marcha dos Prefeitos a Brasília em Defesa dos Municípios, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios – CNM – dias 14 e 15 de julho. As principais reivindicações dos gestores que participam da Marcha em Brasília ainda são as grandes perdas financeiras no repasse do Fundo de Participação.
Em particular o Prefeito de Ourolândia, além de outros objetivos de interesse da sua população, corre também em busca dos recursos necessários para a implantação de uma usina de leite que faz parte de um Projeto de Desenvolvimento Econômico desenvolvido pela equipe de Planejamento da Prefeitura.
“A Ouro Leite, vai gerar empregos para o homem do campo, promover a cadeia produtiva do leite e ajudar de forma significativa no desenvolvimento econômico de Ourolândia”, garantiu o prefeito.

terça-feira, 14 de julho de 2009

OUROLÂNDIA PARTICIPA DA 1ª OFICINA ESTADUAL DO SAÚDE NA ESCOLA


Keila Souza e Allex Macedo

A Prefeitura de Ourolândia participou da “1ª Oficina Estadual de Implementação do Programa Saúde na Escola” realizada em Salvador no Auditório do Hotel Othon durante os dias 09 e 10 de julho. Allex Macedo – Coordenador Municipal de Atenção Básica à Saúde e Keila Souza dos Santos- Coordenadora Geral de Educação representaram as secretarias de Saúde e Educação respectivamente.
O evento teve como principal objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio das ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.
Ourolândia é um dos dois únicos (juntamente com São José do Jacuípe) dos dezenove municípios da 16ª Diretoria Regional de Saúde que foram contemplados com o Programa Saúde na Escola.
A Oficina foi avaliada como produtiva pelos participantes para desenvolvimento dos componentes do projeto: avaliação das condições de saúde dos alunos; prevenção e promoção de saúde; educação permanente; monitoramento e avaliação do projeto.

PREFEITO DECRETA FERIADO PARA 16 DE JULHO

O prefeito Antonio Araújo decretou feriado no Município de Ourolândia dia 16 de julho, quinta-feira, em virtude das comemorações em homenagem ao dia de Nossa Senhora do Carmo, padroeira deste município. A chefe do Setor de Recurso Humanos, Zilda Rosa, informou que o feriado não se aplicará aos funcionários dos setores de Limpeza Pública, Guarda Municipal e dos serviços essenciais à saúde.

OUROLÂNDIA: RAPIDINHAS

REUNIÃO ENVOLVENDO MEMBROS DE DIVERSOS CONSELHOS DO MUNICÍPIO
As Diretorias dos Conselhos: de Assistência Social; dos Direitos da Criança e do Adolescente; do Idoso; e da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil, convida os conselheiros a participar de uma reunião que acontece dia 15 de julho as 14:00 na Sala de Reuniões da Secretaria no Centro Administrativo de Ourolândia.

ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR: PRAZO DE INSCRIÇÃO ESTÁ ACABANDO
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), avisa que o prazo para as inscrições da seleção de conselheiros tutelares será até o dia 17 de julho (sexta-feira). Não deixe para o último dia, sua participação é importante.

PREFEITURA E CONSELHO TUTELAR DE OUROLÂNDIA COMEMORAM OS 19 ANOS DO ECA




Centenas de jovens lembraram seus direitos através de cartazes e faixas


A Prefeitura de Ourolândia, através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Conselho Tutelar de Ourolândia, comemorou no dia 13 de julho, o aniversário dos 19 anos do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente em passeata pelas principais ruas da cidade com a presença de centenas de jovens, crianças e adolescentes estudantes de Ourolândia.
Através de cartazes, faixas e discursos proferidos em carro de som, os participantes lembraram e reivindicaram seus direitos constantes no Estatuto. “Toda criança e adolescente tem o direito a uma educação melhor, uma boa alimentação e ter uma família para ser feliz”. Diversas frases semelhantes foram expostas à população carregadas em faixas pelas próprias crianças durante a caminhada que durou cerda de uma hora e quarenta minutos.
Além da Prefeitura o evento contou também com o apoio da Câmara de Vereadores, Polícia Militar, Polícia Civil, Assobege – Associação dos Empreendedores do Mármore Bege Bahia, Igrejas Evangélicas, Igreja Católica, o comércio local através da Aciouro – Associação Comercial de Ourolândia, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ourolândia, Cooperativa Mista Agropecuária de Ourolândia, Cooperativa dos Mineradores e diversos outros setores da sociedade.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

VÍTIMA DE TIRO DE ESPINGARDA EM ALAGADIÇO

Momento em que a vítima era transferida para Jacobina

Lucas Morais da Conceição- vítima de tiro de espingarda

Por volta das 16:30h desta segunda-feira, dia 13 de julho, deu entrada na Unidade Avançada de Saúde de Ourolândia, o jovem Lucas Morais da Conceição, 18 anos, residente no Povoado de Alagadiço município de Ourolândia, filho do Senhor Carlos Silva da Conceição. Lucas foi vítima de um tiro que teria sido disparado de uma espingarda do tipo “bate-bucha. Fato ocorrido no povoado de Alagadiço.
Devido a gravidade do ferimento a vítima foi transferida as pressas para um Hospital de Jacobina. O policial que acompanhou o atendimento na Unidade de Saúde e interrogou o pai do rapaz, disse que achou confusa a versão contada por ele quando afirmou em princípio que o disparo teria sido efetuado pela própria vítima, mas depois mudou a versão. “O tiro acertou o abdômen um pouco abaixo do coração, portanto é muito suspeito que tenha sido disparado pela própria vítima”, supôs o policial afirmando que o fato será investigado in loco.
O comandante da Polícia Militar de Ourolândia, sargento Requião, encaminhou uma guarnição para o local onde ocorreu o fato na mesma tarde visando obter maiores esclarecimentos através de testemunhas.

GENTE DE COMPETÊNCIA QUE FAZ ACONTECER

André Serravale

"...gente de competência que faz acontecer".
Assim pode ser definida a personalidade do engenheiro André Serravalle, diretor da 4ª Residência do Derba, sediada em Jacobina (330 km de Salvador).
Não se pode esquecer o longo período de sofrimento em que os motoristas que fazem uso da BA 368, trecho Jacobina à Lages, sofrerem em virtude dos buracos que ali haviam. Em vão, diversos manifestos foram realizados com barricadas em alguns pontos da rodovia na tentativa de chamar a atenção das autoridades.
Coincidência ou não, depois da posse de André Serravalle como diretor da 4ª Residência do Derba, a situação de conservação, não somente da BA 368, mas de toda malha rodoviária da sua competência passou a ser completamente diferente. Como num passe de mágica apareceram os materiais e as máquinas que antes a diretoria do Órgão alegava com os quais não ser possível atender.
Com seu jeito amigo, solícito, competente e espírito de parceria, Serravalle vem conquistando o carinho e a atenção de todos os prefeitos da jurisdição da 4ª Residência. Bom para o povo, melhor para os motoristas e excelente para o governador Jaques Wagner que ganha uma avaliação positiva no item de conservação da malha rodoviária da Chapada Diamantina.

PREFEITURA AMPLIA OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO DE RUAS E PRAÇAS

TRAVESSA OLEGÁRIO AURORA


RUA 13 DE MAIO - EM FINALIZAÇÃO



RUA JOÃO JOSÉ DE SOUZA - PAVIMENTAÇÃO RECENTE


De acordo com as informações da Assessoria de Imprensa, a Prefeitura de Ourolândia, através da Secretaria de Desenvolvimento da Gestão Municipal, está ampliando as obras de pavimentação de praças e ruas no Município inteiro. As Ruas 13 de Maio e João José dos Santos no centro da cidade já se encontram calçadas e as obras seguem agora na Travessa Alegário Aurora que liga as mesmas ruas até a Praça Nossa Senhora do Carmo. “As obras das Ruas Necy Novais 1 e 2, começam hoje, dia 13 de julho”, informou o Senhor Uilson que é encarregado de Obras de pavimentação da Prefeitura.

DIVERSAS VÍTIMAS DE ACIDENTES DERAM ENTRADA NA UAS DE OUROLÂNDIA

De acordo com as informações do Plantão da UAS- Unidade Avançada de Saúde de Ourolândia, por volta das 09:00h do domingo, dia 12, deu entrada naquela Casa o Sr. João Soares, 68 anos, residente no Bairro 13 de Junho, Ourolândia, vítima de acidente de motocicleta ocorrido no Povoado de Tabua, município de Várzea Nova. O paciente sofreu escoriações pelo corpo, foi atendido pela médica plantonista, Dra. Clarice e liberado em seguida.
Já por volta das 15:00 também deu entrada naquela Unidade, o Sr. Rainaro Germano dos Santos, 46 anos, residente no Povoado de Tabua. A médica Dra. Clarice conta que o mesmo chegou desacordado vítima de acidente envolvendo um cavalo. Foi atendido e ficou em observação até que por volta das 18:00h, uma ambulância do Município de Várzea Nova o conduziu até o Hospital daquela cidade.
Em seguida, já por volta das 15:30h deu entrada o Sr. Ataíde Rodolfo, 42 anos, residente no Povoado de Casa Nova, vitima de acidente automobilístico. Ataíde pegou carona num carro que chocou-se contra um poste de luz no Povoado de Casa Nova. O paciente foi atendido, medicado e encontra-se em observação na Unidade.